Desestatização no RJ X Concursos públicos. O que esperar?

Luiz Fernando Caldeira e Sergio Camargo conversam sobre assunto


Data de Publicação:


O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, enviou na noite da última segunda-feira, 20, um Projeto de Lei para a Assembleia Legislativa (Alerj), que propõe a desestatização de universidades, fundações e estatais.

O PL 2419/2020 autoriza a retomada do Programa Estadual de Desestatização (PED), na forma estabelecida na Lei nº 2470 de 28 de novembro de 1995. Ainda segundo o PL, ficam revogados os artigos 9º e 10º da Lei nº 7.941 de 20 de abril de 2018. Com a revogação destes artigos, o governador abre uma brecha para que as universidades públicas estaduais, as sociedades de economia mista e todas as empresas públicas do Estado do Rio de Janeiro sejam privatizadas.

Além disso, o estado também poderá extinguir ou privatizar as Fundações Leão XIII, para a Infância e Adolescência (FIA-RJ), Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa (Faperj) e Centro de Ciências e de Educação Superior a Distância (Cecierj). Mas como ficam os concursos? Sergio Camargo e Luiz Fernando Caldeira falam sobre o tema ao vivo.