Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Você conhece o Laboratório de Inovação em Governo?

Você conhece o Laboratório de Inovação em Governo?

O Gnova, que teve o site reformulado, foi concebido para desenvolver e difundir uma cultura permanente de inovação no setor público

Antonio Batist diz que o Gnova foi concebido
com o objetivo de desenvolver e difundir uma cultura
permanente de inovação no setor público

 

Olá! Tudo bem com você? O Laboratório de Inovação em Governo (Gnova) trouxe ao público em 26 de novembro o seu novo site. O lançamento ocorreu durante a abertura da 4ª Semana de Inovação em Gestão Pública, em Brasília.

O site foi reformulado, privilegiando acessibilidade, transparência, portabilidade e segurança. O Gnova foi concebido com o objetivo de desenvolver e difundir uma cultura permanente de inovação no setor público. 

Desburocratização, ainda que tardia?

Fundação João Goulart lança Programa Líder Multiplicador

Também tem como função construir redes de suporte e difusão de inovação, além de aproximar e catalisar parcerias em soluções inovadoras.

Desde sua concepção, o GNova foi estruturado tendo como um de seus valores fundamentais a colaboração, experimentação, geração de valor público, empatia e foco no usuário, proatividade, abertura ao risco e atuação em rede. 

Nesse sentido, três parcerias assumem grande importância, duas no plano nacional e outra internacional: 

1 - Cooperação com a Rede InovaGov - ação coordenada pela Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), com a finalidade de promover a adoção de práticas inovadoras no âmbito governamental;

2 - Atuação como unidade de apoio técnico-administrativo do Comitê Executivo do Conselho Nacional para a Desburocratização - Brasil Eficiente (ação de assessoramento e suporte à Casa Civil);

3 - Cooperação entre o MP e o Ministério dos Negócios e Crescimento da Dinamarca. Uma ação que busca apoiar a capacitação da equipe do GNova pela troca de experiências com o laboratório dinamarquês MindLab.

 

Estão em andamento estudos sobre restrições à inovação, avaliação de custos de impactos sociais de projetos de inovação, programa de capacitação para servidores em metodologias de inovação e a constituição de uma base de apoio à implementação de governo digital. 

Serão priorizadas ações que tornem a relação entre governo e sociedade mais eficiente e que busquem desburocratizar o relacionamento com a iniciativa privada.

O laboratório também é responsável por outras ações:

* Bolsas de pesquisa e de inovação - Fomenta projetos inovadores para resolução de problemas na gestão e na implementação de políticas públicas, com foco no desenvolvimento de protótipos.

* Concurso Inovação - Pioneiro no Governo Federal, o prêmio reconhece experiências inovadoras desenvolvidas por organizações do Poder Executivo Federal e, desde 2017, também dos governos estaduais. 

* GNPapo - Um espaço aberto de debate sobre ideias para inovação em governo, voltado para um público de servidores.

* Semana de inovação - Promovida anualmente desde 2015, busca promover reflexão e debate propositivos a respeito do cenário atual e das perspectivas do desenvolvimento, da governança e inovação no Brasil e no mundo, com vistas à construção de uma agenda para os próximos anos.

Impulsionando uma agenda de insights comportamentais e políticas públicas - O campo científico que estuda a ciência comportamental, a partir de evidências empíricas sobre como os humanos tomam decisões, surgiu na década de 1970, e agora um dos setores que têm absorvido seus princípios e técnicas é o de políticas públicas. 

Nos EUA e no Reino Unido, a ciência também tem sido usada na construção de políticas e programas sociais mais eficientes. Já são vários os exemplos, principalmente no exterior e, mais recentemente, no Brasil. 

 

Daí o questionamento: Como a aplicação de insights comportamentais pode aprimorar as políticas públicas brasileiras? Aprofundaremos esse tema em breve, quando falaremos de Nudge (metodologia comportamental que vem sendo aplicada na gestão pública da cidade do Rio de Janeiro). Você confere em breve no programa "Servidor +", da FOLHA DIRIGIDA Online. 

Continue com a gente! Forte abraço e até breve. (Com informações da Ascom/Enap)

 





CADASTRE-SE AGORA E VEJA MAIS SOBRE ESTE CONTEÚDO

OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações