Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Veja 5 passos para planejar uma transição de carreira

Veja 5 passos para planejar uma transição de carreira

Esta semana, Antonio Batist entrevista Cícero Andrade, especialista em carreiras e grandes mudanças

Cícero Andrade é o entrevistado de
Antonio Batist,esta semana, no programa Servidor +

 

 

O programa Servidor + desta semana recebe o especialista em estratégia de carreiras e grandes mudanças Cícero Andrade para falar sobre um assunto de grande interesse no funcionalismo púbico: transição de carreira.

Preparação física deve fazer parte do dia a dia do servidor

Saiba como estabelecer regras de convivência entre servidores e gestores

De acordo com o especialista, a transição de carreira, também chamada de fenômeno da segunda carreira, acontece, na maioria dos casos, porque as primeiras escolhas profissionais são feitas muito cedo. 

"No momento de optar pela profissão, acabamos ouvindo muito mais os anseios sociais e as conquistas materiais. Mas, com o tempo, muitas pessoas acabam sentindo necessidade de serem felizes no campo profissional mantendo  a lucratividade e o estilo de vida. É onde entra o especialista em transição de carreira", disse.

 

 

O apresentador Antonio Batist pergunta qual dificuldade seria maior para quem atua no setor público. E Andrade explica que realizar uma transição de carreira consciente no serviço público muitas vezes é mais simples do que na iniciativa privada, já que é possível planejar cada etapa de forma confortável, justamente por ter a estabilidade como ponto favorável.

Cícero Andrade ressalta, ainda, que a transição de carreira consciente é um modelo onde não se perde qualidade de vida e consiga o mesmo nível de remuneração. Segundo o especialista, há cinco passos fundamentais nesse modelo:

- clareza
- autoconhecimento
- viabilidade
- planejamento estratégico inteligente
- ação direcionada constante

Ao explicar cada um deles, Andrade frisa que o ideal é fazer essa transição paulatinamente, de forma consciente e segura, para evitar qualquer arrependimento fututo. Aperte o play e saiba como planejar cada uma dessas fases na sua mudança de carreira.

 


 







Cadastre-se e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida

Comentários