Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Uma boa comunicação faz a diferença no setor público

Uma boa comunicação faz a diferença no setor público

Professora Barragan ressalta ser fundamental romper as barreiras de afastamento que existem entre gestores e servidores

Antonio Carlos Barragan diz que gestores devem
se aproximar daqueles que compõem suas equipes

 

Já está no ar o programa Servidor Cidadão, onde o gestor público Antonio Carlos Barragan fala, esta semana, sobre a importância de uma boa comunicabilidade dentro da Administração Pública. Segundo ele, no modelo de gestão pública moderna, é primordial que os servidores estejam engajados e comprometidos com os resultados do órgão ao qual estão vinculados. 

Incentivo à participação popular na gestão pública

A participação do servidor no desenvolvimento socioambiental

“Para o desenvolvimento de políticas públicas eficientes e a garantia de resultados eficazes para a sociedade na gestão pública, é fundamental a comunicabilidade entre os órgãos que compõem a Administração Pública. Percebe-se que uma atuação descentralizada e a criação equivocada de um estereótipo de funcionário público fazem com que a comunicação efetiva entre o poder público e os servidores se coloque como um grande desafio para a gestão de políticas públicas”, afirmou.

Barragan ressalta ser fundamental romper as barreiras de afastamento que existem entre gestores e servidores. Por isso, ele sugere que aqueles que ocupam cargo de direção e chefia procurem se aproximar daqueles que compõem suas equipes, ouvindo as ideias, sugestões e opiniões, bem como permitindo que participem da tomada de decisões. 

“É indispensável conversar e ouvir a opinião dos servidores, trazendo-os para próximo da tomada de decisão. Não significa descentralizar a tomada de decisão, mas, sim, a geração de ideias e estratégias. Dessa forma, os servidores poderão oferecer dados e novas soluções que o gestor não tinha pensado. Assim ocorrerá uma decisão participativa e, dessa maneira, quem ganha é a sociedade.”

Veja abaixo o programa Servidor Cidadão desta semana:

 





CADASTRE-SE AGORA E VEJA MAIS SOBRE ESTE CONTEÚDO

OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações