Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Uerj inscreve para pós em Gestão do Direito à Saúde

O propósito do curso é capacitar profissionais de nível superior para atuar nas instituições de educação, saúde e justiça

Estão abertas as inscrições da Pós-graduação Latu Sensu para o Curso de Especialização em Gestão do Direito à Saúde, desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa do CNPq LAPPIS, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). 

Inteligência emocional contribui para crescimento profissional do servidor

No setor público, a presença marcante das mulheres em cargos de chefia e liderança

O propósito do curso é capacitar profissionais de nível superior para atuar nas instituições de educação, saúde e justiça, discutindo sobre a saúde como direito universal de todo o cidadão, e pensando estratégias e plataformas de reivindicação desses direitos.

São oferecidas 50 vagas, sendo 35 não reservadas e 15 reservadas. Todos os candidatos serão submetidos a processo seletivo único. Para concorrer, é preciso ter diploma de curso superior de formação especifica e de graduação plena.

As inscrições vão somente até o próximo dia 19, na Secretaria do Instituto de Medicina Social da Uerj, situada na Rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã – Pavilhão João Lyra Filho, 7º andar, sala 7.003, bloco D. O atendimento funciona das 9h às 15h. A taxa é de R$ 75.

 

 

"Dentro desse curso nós faremos discussões muitos importantes, sobre como efetivar o direito à saúde, como desenvolver a integralidade, como promover uma interdisciplinaridade no processo de cuidado em saúde, como fortalecer o direito à saúde a partir dos itinerários terapêuticos e tantos outros temas que são fundamentais", disse o coordenador do curso Felipe Asensi.

Para Roseni Pinheiro, líder do grupo de Pesquisa do CNPq Lappis, a questão da gestão é um imperativo para eficácia das politicas publicas de saúde, onde o direito à saúde é uma clausula pétrea da Constituição.  

"Na constatação feita pelo nosso grupo de pesquisa (Lappis), foi possivel reunir um conjunto de evidências que possibilitou a sistematização de conteúdos específicos, capazes de orientar a gestão de sistemas estaduais e municipais de saúde, assim como as instituições que os integram, cuja tarefa civil consiste em garantir o acesso à saúde como direito e serviço, numa perspectiva interdisciplinar, tendo em vista a pluralidade de demandas, necessidades e oferta de cuidados às pessoas."

O curso terá carga de 390 horas, distribuídas pelo período de um ano. Haverá ainda mais quatro meses para a entrega do TCC. Outros detalhes podem ser obtidos no site da Uerj.

 

 





CADASTRE-SE AGORA E VEJA MAIS SOBRE ESTE CONTEÚDO

OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações