Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Servidor, você está preparado para assumir um cargo de gestão?

Servidor, você está preparado para assumir um cargo de gestão?

Preparar-se antecipadamente para assumir um cargo de gestão é a receita de sucesso para torna-se um bom chefe

 

Você, servidor, está preparado para assumir um cargo de gestão e liderança? Se fosse promovido hoje, saberia o que fazer e como agir à frente deste novo desafio? Se sua resposta é negativa, não há porque se desesperar. Segundo muitos especialistas em Recursos Humanos, poucos são aqueles que, de fato, se preparam adequadamente, ao longo da carreira, para exercer um cargo de gestão.

Sérgio Dias aponta as características de um bom líder

Como ser um líder de excelência em um cargo público

No entanto, para um servidor que sonha em ocupar um cargo de chefia e liderança, o maior erro que ele pode cometer e não se preparar para isso. Segundo especialistas em gestão e RH, é indispensável manter-se sempre atualizado e aberto a novas aprendizagens, para que, caso ocorra uma promoção, esteja adequadamente preparado para desempenhar a nova função.

Segundo Rubens Teixeira, que já ocupou diversos cargos de gestão em sua trajetória no serviço público, entre os quais diretor administrativo-financeiro da Transpetro e presidente da Companhia de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro (Comlurb), as principais falhas cometidas pelo gestor que não se preparou para ocupar essa função são a ineficiência, o desperdício e não conseguir motivar sua equipe.

“Para aqueles que sonham em conquistar um cargo de gestão, aconselho que façam cursos, se aperfeiçoem e desenvolvam atributos de liderança. A alta performance técnica, sem capacidade de liderar, não é garantia de bons resultados duradouros para os gestores”, disse.

 

 

A gestora escolar e especialista em Desenvolvimento Humano Mariza Baumbach diz que para ocupar um cargo de gestão é necessário que o servidor tenha algumas competências típicas dessa função. Quando elas estão desalinhadas, o trabalho tende a emperrar.

“Embora o serviço público apresente singularidades, as falhas mais comuns cometidas pelo gestor são a dificuldade de promover uma comunicação clara e objetiva e não conhecer as competências e habilidades de seus liderados. Com isso, surgem a dificuldade em delegar e de apresentar um feedback claro e preciso”, afirmou.

Despreparo pode levar ao sofrimento

Profissional despreparado, além de ter problemas para manter um bom nível de trabalho no dia-a-dia, também está propenso a sofrer com tensão no ambiente organizacional. É o que garante Rubens Teixeira. Segundo ele, nenhuma equipe confia em um gestor despreparado e inseguro.

“A insegurança trava os processos, nivela por baixo, cria tensões, causa baixo desempenho e mal estar. Gestor despreparado é ineficiência e prejuízo para todos, e a sociedade é quem acaba pagando a conta da baixa qualidade na prestação do serviço”, declarou.

Mas o que um gestor que apresenta essas dificuldades deve fazer para reverter esse quadro? Para Mariza Baumbach, o primeiro passo é ter autoconhecimento e consciência de seus pontos fracos e fortes.

“É impossível traçar um plano sem, de fato, identificar as atitudes e ações frente às diversas situações. Outro ponto importante é conhecer os seus liderados, identificando suas habilidades e competências. Desta forma, é possível reorganizar a equipe e delegar ações com maior maestria.”

Para ela, é necessário que se estabeleça uma cultura de comunicação, para que tanto gestor e liderados possam pontuar as questões pertinentes aos seus setores, buscando o desenvolvimento das ações em qualidade.

 “Não se esqueça de ouvir seus liderados!”, disse a gestora, aconselhando também que busquem o auxílio de coaches e mentores para ajudarem no desenvolvimento profissional.

Mariza Baumbach diz que, ao assumir um cargo de gestão pela primeira vez,  sentiu a necessidade de ampliar seus conhecimentos, sobretudo na área de liderança. Por isso, afirma ter participando de várias formações e em áreas afins.

“Para quem de fato almeja uma função na gestão pública, é preciso estar disposto a aprender, a se dedicar e, sobretudo, mostrar-se ativo e pró-ativo. Para conseguir se destacar nesta atividade, vale a pena passar por um processo de coaching, para identificar e desenvolver com clareza um plano de ação”, aconselhou.

Administração Pública também deve contribuir

Na visão de Mariza Baumbach e Rubens Teixeira, a Administração Pública também deve contribuir para o desenvolvimento de novos gestores e líderes no setor público. Assim, quando uma promoção vir, o servidor já estará preparado para este novo desafio.

“Ser capacitado durante o processo de gestão é muito importante, mas se esta opção puder antever ao cargo, isso possibilitará um maior desempenho na função, diminuindo as falhas apontadas anteriormente”, garante Mariza Baumbach.

Embora no Brasil olhe-se para a liderança como algo inato e não como um aspecto a ser desenvolvido, a especialista acredita que o país está começando a desenvolver uma cultura de preparação de lideranças para o setor público.

“Nos últimos anos, é possível notar um movimento para reverter esta situação. Muitos órgãos têm se preocupado em formar novas lideranças que possam desempenhar funções de gestão e oportunizem às suas equipes um desenvolvimento com as competências necessárias na execução de estratégias e planejamento de forma a garantir um serviço de qualidade a população.”

Veja cinco dicas para quem quer assumir cargos de gestão

1- Autoconhecimento: identificar os pontos fortes e os de melhoria para desenvolver uma performance mais adequada ao nível de gestão;

2- Conhecimento do estatuto: conhecer o estatuto que o rege identificando seus direitos e principalmente seus deveres;

3- Ser pró-ativo: enxergar além do óbvio, verificar alternativas diferenciadas e objetivas para as demandas que surgem;

4- Aperfeiçoamento profissional: ter conhecimento da área de forma atualizada;

5- Capacitação em gestão: direcionar seus esforços para um treinamento voltado à liderança.

Leonardo Diegues

Leonardo.diegues@folhadirigida.com.br

 







Cadastre-se e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações