Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Sérgio Dias aponta as características de um bom líder

Sérgio Dias aponta as características de um bom líder

Segundo Sérgio Dias, qualquer servidor público pode desenvolver-se com um líder

Sérgio Dias é o entrevistado de Antonio Batist esta semana

 

Liderança é o tema do programa Servidor + desta semana, que já está no ar. Para falar sobre o assunto, o entrevistado é Sérgio Dias, que é economista, palestrante e consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

'O setor público ainda está longe de oferecer acessibilidade aos servidores'

Você sabe o que é Nudge?

Entrevistado pelo mestre em Administração Pública Antonio Batist e pelo jornalista Luiz Fernando Caldeira, Sérgio Dias destacou as características que deve ter um bom líder. “Ele precisa ser uma pessoa corajosa, sensível, que conheça e saiba entenda o outro, além de ter empatia. É importante também que seja resiliente e saiba superar frustrações, pois às vezes ele pode querer promover determinadas ações e não conseguir.”

Entre essas características citadas, Sérgio Dias chama atenção para a importância de o líder conhecer bem as características de seus líderados, tendo a conhecimento das necessidades e dos problemas de cada um deles. 

 

 

“É fundamental conhecer as características de cada um, entender quais são os dramas e as expectativas dos liderados. Assim ele o líder poderá, em uma hora de punir ou gratificar, saber como agir da maneira exata”, afirmou.

Embora Sérgio Dias considere que essas qualidades sejam inatas, ele acredita que qualquer servidor público pode desenvolver-se como líder. “Aquele que não tenha essas características ainda assim pode tornar-se um líder, pois ele pode aprender técnicas e métodos de liderança. Talvez, ele não venha a ser um líder de grande expressão, mas será sim capaz de liderar, dentro de algumas limitações”, afirmou.

Assista abaixo ao programa Servidor + desta semana:

 

 





CADASTRE-SE AGORA E VEJA MAIS SOBRE ESTE CONTEÚDO

OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações