Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

RioPrevidência investe em capacitação

Escola de Educação Previdenciária (EEO), vinculada ao RioPrevidência, promove cursos em várias áreas.

Escola de Educação Previdenciária do RioPrevidência promove
cursos e palestras voltadas para servidores públicos em geral

 

 

Leonardo Diegues
[email protected]
 
A capacitação de servidores públicos para torná-los mais aptos às atribuições na administração pública é um assunto abordado com frequência entre especialistas e os próprios servidores. Neste sentido, é essencial ressaltar a existência de diversos órgãos e instituições que trabalham em prol da qualificação desses servidores para tornar o serviço público mais produtivo.

A Escola de Educação Previdenciária (EEP) é um exemplo de instituição a serviço da evolução do serviço público. Fundada em 2011, a EEP é desprovida de personalidade jurídica e integra, para todos os fins, a estrutura administrativa do Fundo Único de Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro (Rioprevidência).

A Escola oferece cursos, palestras e consultas de caráter educativo relativos aos temas de finanças pessoais, do mercado financeiro, de previdência, do mercado de capitais e outros. De acordo com o diretor-presidente do Rioprevidência, Sergio Aureliano, essa contribuição é viabilizada através da formação de parcerias com órgãos, entidades públicas, associações e instituições autorreguladoras do Sistema Financeiro Nacional.

Segundo o diretor-presidente, o objetivo é oferecer maior conhecimento sobre finanças pessoais, auxiliando as pessoas a se organizarem e amadurecerem uma cultura de planejamento de modo consciente e confortável.

“Os cursos, aulas, palestras e consultorias são pensadas de acordo com o foco da escola que é formar pessoas e elucidá-las sobre temas pertinentes e pouco discutidos como finanças e previdência”, declarou Sérgio Aureliano.

Afastamento para estudos: direito do servidor garantido em lei

CCJ permite a técnicos-administrativos de instituto federal concorrerem a bolsa de pesquisa

Desde 2011, a escola atendeu aproximadamente 7 mil pessoas, entre servidores e público geral. Além disso, já contribuíram com instituições como a PM-RJ, CBMERJ, município com as guardas municipais e outras instituições parceiras.

Sérgio Aureliano ainda informou que o foco da EEP são os servidores ativos ou aposentados do estado do Rio, mas todas as atividades são gratuitas e abertas para todos os interessados (servidores ativos, aposentados, pensionistas e público em geral).

Em média, os cursos oferecidos contam com uma carga horária de três horas e há eventos que reúnem mais de uma palestra, como o Workshop Previdenciário, que ocorre na sexta-feira e reúne de duas a três palestras.  Todas possuem certificado de participação.

“Toda a grade é atualizada mensalmente e disponível pelo nosso site. Destacamos, ainda, que os temas sobre previdência, imposto de renda, tesouro direto, sustentabilidade, finanças são os mais procurados. E todos os cursos são direcionados para todos, não somente para servidores”, afirmou Sérgio.

Os interessados devem se inscrever por meio do site do Rioprevidência, na aba “Programação Completa”, ou também presencialmente, na sede do Fundo. Todas as atividades são gratuitas. Inicialmente, a EEP só oferece a modalidade presencial. No entanto, de acordo com Sérgio Aureliano, futuramente, em parceria com outros órgãos, oferecerá também a modalidade EAD.

Luma Barros Magioli é uma das várias alunas que faz cursos e participa de palestras da EEP. Segundo ela, os cursos são muito válidos tanto para o desenvolvimento profissional como para o desenvolvimento pessoal. 

“O conteúdo e os estudos de caso são ótimos e consigo aplicar tanto na minha vida como no projeto de Educação Financeira. Como servidora da JUCERJA, enxergar todas as demandas existentes ao exercício do empreendedorismo me motiva a entregar um serviço cada vez melhor ao empresário”, afirmou.

 

 

Luma fez parte do curso de Educação financeira e consumo consciente para mulheres e Educação financeira para empreendedores. Ela decidiu se matricular nesses dois cursos por estarem alinhados ao seu momento atual. 

“Descobri recentemente a educação financeira e quando vi que a Escola oferecia esses cursos gratuitos aproveitei a oportunidade para agregar mais conhecimento à minha vida. Além disso tenho um projeto com intuito de levar educação financeira a mulheres e aos pequenos empreendedores, matéria central dos cursos que fiz”, declarou.

Segundo ela, a experiência é muito proveitosa. “Os palestrantes passam o conteúdo de maneira clara e sempre abrem espaço para troca com os ouvintes. As instalações muito confortáveis e os servidores da escola são muito simpáticos”, completou.

Qualificação melhora produtividade do servidor público

De acordo com diretor-presidente do Rioprevidência, Sergio Aureliano, a demanda por informações e por planejamento previdenciário cresceu muito nos últimos dias, justamente pela possibilidade de mudanças no sistema previdenciário, agora já concretizada com a aprovação do texto básico pela Câmara dos Deputados, bastando-se ainda passar pelo Senador.

Com o crescente número de servidores de diversas áreas em busca de qualificação para planejamento previdenciário, a EEP já vem ampliando sua atuação em outras cidades.

 

Sergio Aureliano destacou a importância da capacitação para os servidores

Segundo Sérgio Aureliano, a EPP já ampliou a parceria com instituições e, recentemente, firmou convênio com o Ceperj para oferecer cursos e até pós-graduação no âmbito do Direito Previdenciário.

Para Sérgio Aureliano, a capacitação profissional, seja ela no âmbito do serviço público ou privado, possibilita ao profissional adquirir novas habilidades e melhorar no desempenho de suas funções. Segundo Sérgio Aureliano, o investimento na capacitação profissional tem se tornado cada vez mais comum nas organizações, sejam elas, públicas ou privadas.

“Oferecer capacitação profissional traz uma consequente melhora na produtividade e os servidores se sentem mais valorizados também, além de garantir a retenção de servidores mais talentosos”, declarou.
Para ele, a realização de cursos de capacitação dos servidores auxilia na progressão da carreira do servidor público, pois é elemento fundamental para a avaliação de sua progressão na carreira.

Escola de Educação Previdenciária promove palestra no próximo dia 29

Vale destacar, aos interessados, que a Escola de Educação Previdenciária está promovendo uma palestra sobre as fases da vida financeira, que será realizada dia 29 de agosto, das 10h às 12h, na sede da escola.

O objetivo é elucidar cada fase da vida financeira distribuídas por faixa etária e ajudar cada participante a identificar quais comportamentos e ações deveriam ser os ideais de acordo com a faixa etária.

A metodologia será uma aula expositiva com realização de perguntas e abertura de debates para os participantes. Os pontos da programação são: conceitos iniciais, fases da Educação Financeira, acumulação, rentabilização, consolidação e preservação.
 
Serviço
Site da escola: www.rioprevidencia.rj.gov.br/EscolaPrevidenciaria/index.htm
Sede: Rua Buenos Aires, 29 - Centro, Rio de Janeiro

 

 







Cadastre-se e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida

Comentários