Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Psicóloga dá dicas de como controlar a emoção e manter-se automotivado

Psicóloga dá dicas de como controlar a emoção e manter-se automotivado

Segundo Lidiane Silva, automotivação é uma autoanálise que a pessoa faz sobre a sua vida e as suas emoções

Lidiane Silva é a entrevistada de Antonio Batist
no programa Servidor + desta semana

 

A entrevistada desta semana do programa Servidor + é a psicóloga Lidiane Silva. Em conversa com o mestre em Administração Pública Antonio Batist e o jornalista Luiz Fernando Caldeira, ela deu dicas de como os servidores públicos devem proceder para ter o controle das emoções e manter a motivação no ambiente de trabalho, mesmo em momentos de mudanças e crise econômica.

Lidiane, que também é escritora e palestrante, explicou que a automotivação é uma autoanálise que a pessoa faz sobre a sua vida e as suas emoções. “É a motivação que vem de dentro para fora. Nós estamos acostumados a lidar com as nossas motivações externas para que possamos atingir nossos objetivos e metas. E a automotivação é quando você faz isso por você mesmo.”

Sérgio Belsito destaca a importância da sindicalização para os servidores

Reforma da Previdência: devo fazer meu pedido de aposentadoria?

A psicóloga destacou que a automotivação está interligada à autoestima de cada pessoa. “Quanto mais sua autoestima estiver em um nível adequado, com você sentindo-se bem consigo mesmo, mais irá motivar-se para obter conquistas no dia a dia”, garante Lidiane Silva. 

Por isso, ela afirma que ter autoconhecimento e pensar de forma positiva são questões fundamentais para os servidores manterem-se sempre automotivados e conseguirem vencer o estresse e as limitações de trabalho impostas, muitas vezes, pelo serviço público.

 

 

“Atualmente, estamos vivenciando a questão da procrastinação, principalmente no setor público. Muitos servidores estão desmotivados, deixando várias coisas e atividade para depois, e isso acaba virando uma bola de neve. Se você quer atingir determinado ponto da sua vida, se quer ter sucesso, antes de ter reconhecimento externo você precisa sentir-se bem consigo mesmo. O autoconhecimento, que´é o controle de suas emoções e  a noção exata de onde quer chegar, o ajudará você a automotivar-se, independentemente do setor onde trabalha estar ou não lhe motivando.”

Assista abaixo ao programa Servidor + com a psicóloga Lidiane Silva:

 







Cadastre-se e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida

Comentários