Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Políticas públicas precisam ser constantemente aperfeiçoadas

Políticas públicas precisam ser constantemente aperfeiçoadas

As políticas públicas precisam ser reavaliadas, para que sejam agregadas novas metas de qualidade e eficiência

Barragan diz que as políticas públicas precisam ser
constantemente reavaliadas para serem melhoradas

 

O programa Servidor Cidadão já está no ar. Esta semana, o gestor público Antonio Carlos Barragan trata do tema reavaliação das políticas públicas. Segundo ele, há um certo consenso no Brasil dos avanços gerados por políticas públicas promovidas com relativa continuidade e coerência nos últimos 20 anos.

No entanto, segundo o especialista, ao atingir parte dos objetivos quantitativos propostos, é preciso essas políticas públicas sejam reavaliadas, agregando novas metas de qualidade e eficiência. “Uma boa política pública tem data para mudar de fase ou ser substituída”, garante Antonio Carlos Barragan.

Uma boa comunicação faz a diferença no serviço público 

Incentivo à participação popular na gestão pública

Barragan destaca que toda política pública possui um ciclo, que é composto por cinco etapas: formação da agenda, formulação da política, processo de tomada de decisão, implementação e avaliação. Após todo esse processo, é preciso medir os resultados e estabelecer novas metas e objetivos ou até mesmo descontinuá-la.

“Imagine que seja implementada uma política pública para reduzir em 50% o analfabetismo de um determinado município. Ao final de um ano, avalia-se que ela deu certo e os objetivos foram atingidos. Isso quer dizer que por ter tido uma avaliação positiva vamos seguir, no ano seguinte, com essa mesma política? Talvez não, pois pode ser, por exemplo. que o alcance seja um pouco menor, sendo reduzido para 10%. Geralmente, no primeiro ano, consegue-se sempre um resultado melhor porque se parte de números muito ruins”, explicou o gestor público.

Assista abaixo ao programa Servidor Cidadão e entenda mais sobre reavaliação de políticas públicas:

 





CADASTRE-SE AGORA E VEJA MAIS SOBRE ESTE CONTEÚDO

OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações