Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Oportunidades ao alcance dos servidores

Oportunidades ao alcance dos servidores

Antonio Batist e Marcus Silva apresentam oportunidades de processos seletivos para cargos comissionados e cursos de capacitação

Antonio Batist e Marcus Silva
assinam mais uma coluna Entre Servidor

* Antonio Batist e Marcus Silva

Olá, servidor! Gostaríamos de falar mais diretamente com você, servidor público, e mostrar algumas oportunidades que estão ao seu alcance e que talvez você ainda não saiba, mas estão a um simples clique.

Começando pelos servidores federais, existe um espaço no site do Ministério da Economia que é destinado a dar ampla transparência a várias dessas oportunidades. 

Com participação de servidores, TCU lança 9 princípios de eficiência para setor produtivo

O código de defesa do consumidor para a administração pública

O espaço chama-se “Oportunidades para Servidores” e está aberto a todos os órgãos e entidades do governo federal para divulgação e transparência dos processos seletivos para cargos comissionados e gratificações, destinados aos servidores. As informações publicadas são de responsabilidade dos órgãos. 

Um deles trata das oportunidades de movimentações para servidores. Neste espaço estão detalhados todos os processos seletivos abertos, por ano, e discriminados por órgão/entidade, unidade federativa, cargo e status do processo. 

Lá, os interessados são orientados a enviarem seus currículos para os devidos endereços de e-mail dos responsáveis pela organização dos processos. Também há espaços destinados a oportunidades para servidores de ex-territórios e para cessão de servidores para outros órgãos.

Outras oportunidades são relacionadas a cursos não somente para servidores públicos, mas também para cidadãos. No site do Tribunal de Contas da União (TCU), há uma série de cursos como: Licitações Sustentáveis, Sustentabilidade na Administração Pública, Curso básico de Apex, Ambiente em Educação à Distância.

Outras instituições oferecem cursos

Há também outros cursos disponibilizados por entidades parceiras (Esaf - Escola de Administração Fazendária, Enap - Escola Nacional de Administração Pública, ILB - Instituto Legislativo Brasileiro, e CEFOR - Centro de   Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento). Basta que você faça uma boa pesquisa que encontrará certamente várias excelentes oportunidades.

 

 

Para finalizar esse nosso bate-papo, apresentamos a você mais uma oportunidade (não especificamente para os servidores, mas para a sociedade em geral) e que impacta mais diretamente as escolas públicas brasileiras: uma parceria entre a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Ministério da Educação (MEC) e que conta com apoio do Instituto Mauricio de Sousa e Turma da Mônica para difundir temas entre alunos do Ensino Fundamental. 

O objetivo é expandir as ações de Educação Cidadã nas escolas públicas brasileiras entre os alunos do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) em temas de ética e de cidadania de forma contínua e com material didático de qualidade. 

Ações como estas são de suma importância para formar as gerações futuras e, cada vez mais, conseguir mudar a mentalidade dos nossos jovens e crianças, no intuito de formar um país melhor. 

Enfim, não há desculpas para aqueles que buscam se capacitar, estudar, e melhorar continuamente. As oportunidades estão por aí, aos montes. Basta querer de verdade, se dedicar um pouco, fazer a sua parte. Temos certeza de que se cada um de nós mudar a si próprio, o país mudará para melhor. Até a próxima! 


* Antonio Batist é diretor da Escola de Governança em Gestão Pública da Universidade Federal Fluminense (EGPP/UFF), doutorando em Administração, consultor, professor, empreendedor e servidor público.

Marcus Silva é auditor de controle externo do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRJ), exercendo a função de assessor de conselheiro, além de ter ocupado vários outros cargos públicos.

 

 





CADASTRE-SE AGORA E VEJA MAIS SOBRE ESTE CONTEÚDO

OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações