Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Fundação João Goulart lança Programa Líder Multiplicador

Fundação João Goulart lança Programa Líder Multiplicador

Na coluna Entre Servidor, Antonio Batist fala sobre o Programa Líder Multiplicador, da Prefeitura do Rio de Janeiro

Antonio Batist diz que Programa Líder Multiplicador
promove ações internas de capacitação dos servidores

Olá! Tudo bem com você? Em 2017 este colunista teve a honra de atuar como professor no Programa Líderes Cariocas, lecionando disciplina de Gestão Pública/Orçamento para mais de 150 servidores públicos. 

O Programa é conduzido pelo Instituto Fundação João Goulart (IFJG), da Prefeitura do Rio de Janeiro e, entre vários outros resultados exitosos, foi finalista do Prêmio Ser Humano 2017, da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos).

Pois bem. Desta vez, o IFJG lançou o Programa Líder Multiplicador, por meio da portaria 73, publicada no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro, edição de 10 de outubro de 2018 (http://doweb.rio.rj.gov.br/). 

Serão incentivadas ações internas de capacitação, com participação dos Líderes Cariocas, e também foi criado como símbolo de reconhecimento o Selo de Multiplicador Interno do Programa Líderes Cariocas.

Entre outros dispositivos do Regulamento Interno do Programa Líder Multiplicador, o item “Metodologia” afirma que o programa “será realizado de maneira estruturada com foco na identificação e aproveitamento do conhecimento preexistente dos Líderes Cariocas e/ou mediante oportunidades de participação dos Líderes Cariocas em eventos internos e externos, tais como cursos, congressos e seminários, com o objetivo de posteriormente multiplicar o conhecimento por meio do Programa”. 

Esse é um método que pode ser aplicado em diversas outras instituições e permite, entre outros resultados, um melhor investimento em pessoas com perfil multiplicador e uma redução ou maior racionalidade no uso de verbas públicas para cursos, capacitação, eventos etc.

As atividades para se realizar a metodologia em questão podem ser: 

  • Coaching
  • Curso
  • Grupos formais de estudos
  • Mentoria
  • Seminário
  • Oficinas
  • Palestras
  • Workshop

A portaria traz diversos critérios, formulários e orientações. Um dos pontos é que o servidor (neste caso, um Líder Carioca) deve comprovar sua capacidade técnica e experiência como instrutor das áreas de seu interesse quando de seu cadastro que, se aprovado, o tornará credenciado para atuar como Líder Multiplicador. 

Entre outras recompensas possíveis, os Líderes Multiplicadores poderão obter:
 

  • Selo de Multiplicador interno do Programa Líderes Cariocas;
  • Certificado de Reconhecimento de instrutor para os cursos que ministrar;
  • Nota de Elogio, a ser publicada no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro;
  • Homenagem no Evento de encerramento anual do IFJG.

Outro aspecto importante é que os cursos e os próprios Líderes Multiplicadores serão avaliados, de forma a cumprir a legislação aplicável e subsidiar eventuais aprimoramentos nas ações de capacitação realizadas pelo Instituto Fundação João Goulart.

Este colunista e esta FOLHA DIRIGIDA incentivam o benchmarking, a troca de experiências e de boas práticas entre as empresas e as instituições e os Programas Líderes Cariocas e Líder Multiplicador são fortes exemplos disso (saiba mais em: rio.rj.gov.br/web/fjg/liderescariocas#). Traremos mais detalhes sobre eles em breve. Aguarde!

Forte abraço e até a próxima. 

 





CADASTRE-SE AGORA E VEJA MAIS SOBRE ESTE CONTEÚDO

OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações