Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Currículo Lattes: aprimoramentos a caminho?

Currículo Lattes: aprimoramentos a caminho?

A Plataforma Lattes tem quase 20 anos de existência e é o principal banco de currículos do Brasil, com mais de 6 milhões de registrados

Antonio Batist diz que Lattes foi base para a criação
do primeiro banco de talentos do Governo Feder

Olá! Tudo bem com você? No início de outubro, o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) divulgou que está reformulando a COMLATTES (Comissão de Gestão do Lattes), de modo que ela possa, em breve, propiciar aprimoramentos na famosa plataforma de currículos Lattes (lattes.cnpq.br). 

A Plataforma Lattes tem quase 20 anos de existência e é o principal banco de currículos do Brasil, com mais de 6 milhões de registrados (desses, mais de 90 mil são estrangeiros).

Saiba mais sobre o Banco de Talentos do governo federal

Veja dicas para buscar cursos e seleções internas para servidores

A COMLATTES terá membros externos, da comunidade de usuários e parceiros do CNPq, principais demandantes de acesso à Plataforma, tais como Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs), universidades e comunidade acadêmica, inclusive representantes das seguintes instituições: Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP) e Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Em entrevista ao CNPq, o professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Roberto Pacheco, que coordenou o Grupo Stela, equipe acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFSC que propôs e desenvolveu para o CNPq a Plataforma Lattes, afirmou que "na gama de ações que espero ver promovidas pela COMLATTES estão a criação e promoção de grupos de padronização Lattes multi-institucionais, a criação de mecanismos de governança e manutenção de serviços de interoperabilidade e de integração com outras plataformas, a definição de diretrizes e tomada de decisão em internacionalização de serviços da Plataforma, a definição e viabilização de plano de governança e sustentabilidade da plataforma, bem como a gestão de um plano de comunicação claro e permanente junto à comunidade científica do País".

Outros momentos importantes envolvendo o Lattes foram mencionados pelo professor, como a integração entre as Plataformas Lattes e Coleta (CAPES), em 2000, e as diversas ações de cooperação que o CNPq efetivou para integrar o Lattes com patentes e registros (INPI), teses e dissertações (IES específicas e BDTD), artigos em textos completos (SciELO) etc.

Por sua vez, o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS) e presidente da Sociedade Brasileira da Computação (SBC), Lisandro Zambenedetti (nomeado membro titular externo), observa que essas mudanças podem gerar diversos benefícios: "Existem importantes iniciativas de integração de dados que gerarão conhecimento sobre a atuação científica dos pesquisadores, o que permitirá pautar, de forma mais concreta, novos editais, políticas e, em grande escala, os rumos da ciência no Brasil".

Lattes: catalisador de oportunidades

Uma dor de cabeça para muitos, por seus bugs, alguns engessamentos, baixa interoperabilidade e outros fatores, o Lattes representa um catalisador de oportunidades para tantos outros, especialmente no contexto acadêmico. Permite desde divulgação, transparência e visibilidade até estatísticas, parcerias, pesquisas, extração de dados, consultas, planejamento, gestão etc.

Além disso, o Lattes foi base, há poucos meses, para a criação do primeiro banco de talentos mais completo do Governo Federal, uma iniciativa mais ampla em relação a outros bancos geralmente restritos a algum órgão ou entidade.

Se se confirmarem as expectativas de melhorias na Plataforma Lattes, é possível que, em breve, uma série de avanços - tecnológicos e de gestão -  possa ocorrer, com ganhos para profissionais, estudantes, agências de fomento, instituições de pesquisa, universidades etc.

Se você pretende se aperfeiçoar para os desafios do setor público, vivência acadêmica, banco de talentos, pesquisas etc., continue nos acompanhando, pois frequentemente trazemos informações, dicas e notícias que podem ser úteis para o desenvolvimento de sua carreira. Vamos juntos! Forte abraço e até breve. 

 





CADASTRE-SE AGORA E VEJA MAIS SOBRE ESTE CONTEÚDO

OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações