Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Como transformar as consequências de uma má gestão no funcionalismo?

Como transformar as consequências de uma má gestão no funcionalismo?

Leia mais um artigo de Vitor Mattoso, especialista em Liderança Criativa, Estrégia e Negócios

Vitor Mattoso

* Vitor Mattoso

 

Depois da tempestade vem a bonança. Ou pelo menos é isso que esperamos depois de uma crise. É possível reverter os efeitos que uma gestão ruim provocou em determinado cenário? Com certeza! Para conseguir isso, é preciso observar alguns pontos importantes!

O amigo virou chefe! E agora, servidor?

Avaliação de desempenho: o equilíbrio entre a eficiência e a estabilidade

Reunir as pessoas certas

Organizações, sejam elas privadas ou públicas, são formadas por pessoas, para atender outras pessoas. Ou seja, tudo gira em torno do ser humano. Logo, o primeiro e mais importante passo é reunir uma equipe que tenha mais que o preparo técnico para solucionar problemas, pois apenas isso não basta. É preciso que os integrantes estejam profundamente imbuídos do propósito de melhorar a situação.

Raio-X do passado

Assim que a nova gestão assumir deve-se realizar um pente fino em tudo que foi feito na gestão anterior, para identificar os problemas mais críticos, concentrando os devidos esforços para saná-los. Nesses casos, é de bom tom utilizar a Regra de Pareto para definir a quais situações serão dadas a devida prioridade, pois em alguns casos 20% dos problemas podem ser a fonte de 80% do prejuízo. Estancar a sangria o mais rápido possível é fundamental.

Estratégia de longo prazo

Estratégia é um plano de alto nível desenvolvido com o objetivo de alcançar um ou mais objetivos dentro de um contexto de oferecer condições incertas.

Com uma estratégia bem desenvolvida, é possível não apenas reverter os malefícios gerados por uma gestão ruim, mas principalmente estruturar um cenário econômico e social que permita resistir a problemas futuros.

 

 

Tática de médio prazo

A tática é responsável por organizar a concretização da estratégia na busca de uma melhor gestão.

A maior característica de uma tática bem elaborada é a organização de tarefas que sejam executadas no menor tempo possível, procurando minimizar o desperdício de energia e evitando os erros do passado.

Operação de curto prazo

A operação de curto prazo eficiente é caracterizada por um processo de iteração, ou seja, a resolução de problemas com base no resultado obtido na tentativa anterior, permitindo que correções necessárias sejam feitas o quanto antes, ganhando em economia de tempo e de dinheiro.

Por fim, para acertamos, devemos entender que a transformação das consequências de uma má gestão passam pela reunião de um grupo qualificado e com vontade de superar o estado em que se encontram, utilizando para isso a estratégia certa, a tática adequada e a operação alinhada.

 

* Vitor Mattoso é criador do aplicativo Meu Chefe, especialista em Liderança Criativa, Estratégia e Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). É formado em Direito pela Faculdade Gama Filho, e possui mais de dez anos de experiência. Já foi Conciliador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Gerente de Relações Internacionais e Operações de Protocolo dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, na qual sua equipe teve destaque reconhecido por outros países. Desenvolveu o trabalho de Liderança Criativa com adolescentes de 11 a 17 anos, através da Secretaria de Educação do RJ. Ministra cursos e palestras para gerentes, supervisores, coordenadores e diretores que desejam melhorar a sua empresa se tornando um líder criativo e de excelência.

 

 







Cadastre-se e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações