Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Como ser um líder de excelência em um cargo público

Como ser um líder de excelência em um cargo público

Segundo Vitor Mattoso, a função do líder é indicar a direção que as ações empreendidas pelos outros servidores devem tomar

Vitor Mattoso: "Para que um agente
público seja um líder de excelência é preciso
ter plena consciência do
seu papel enquanto profissional


* Vitor Mattoso

O tema liderança está cada vez mais em alta no Brasil, em especial com a mudança no cenário político das últimas eleições. É possível observar um discurso que vai ao encontro do ideal delineado sobre o que os serviços oferecidos pelos governos (seja Municipal, Estadual ou Federal) devem oferecer desde a sua concepção: o bem servir da população.

Desta forma, podemos destacar como o primeiro, mais importante e fundamental passo para que um agente público seja um líder de excelência é ter plena consciência do seu papel enquanto profissional, ou seja, prestar um atendimento de qualidade as pessoas. 

Confira 9 dicas para vencer a procrastinação

Licença especial: conheça seus direitos

Ao ingressar no serviço público, não basta apenas ter uma profissão, como advogado, médico ou engenheiro. É preciso saber que suas habilidades devem ser utilizadas para entregar o máximo de qualidade e eficiência em prol do bom desenvolvimento da nação e da satisfação dos assistidos. Somente a partir deste ponto é possível falar em desenvolvimento de líderes de excelência em um cargo público.

A função do líder, tanto no serviço público quanto na iniciativa privada, é indicar a direção que as ações empreendidas pelos outros servidores devem tomar. A principal diferença entre os tipos de organizações é que, enquanto na esfera privada é possível fazer tudo o que a Lei não proíbe, no serviço público só é possível fazer o que ela permite, e isso, via de regra, gera um engessamento de processos e operações. 

É possível perceber a importância de o líder dominar o que diz a legislação sobre determinada área de atuação, de forma a conseguir agir sempre respeitando o princípio da legalidade, conforme previsto no caput do artigo 37 da Constituição da República de 1988.

 

 

Tendo ciência do que deve ser feito, é hora de motivar aqueles que estão sob sua direção. Mais uma vez recorremos ao texto da Carta Magna para extrair de lá o princípio da impessoalidade, evitando que sejam oferecidas vantagens ou impostas punições ao bel prazer do gestor, o que inclusive contribui com o seu desenvolvimento como Líder.

Agindo dentro da Lei e tratando seus liderados com respeito, é importante incentivar os colaboradores a pensar em formas mais rápidas, eficientes e eficazes de realizar o trabalho. Para facilitar este processo, procure sempre escutar os liderados, pois isso permite a democratização das ideias, valorizando as pessoas pelo que elas são, e não apenas pelo que fazem. 

Na mesma esteira, garanta o engajamento estimulando-os a tomar parte na evolução do sistema e reconhecendo suas contribuições, pois isso faz com que o clima frio e distante dê lugar a um ambiente mais moderno, colaborativo e alinhado às melhores práticas de governança corporativa que existem atualmente.

O Líder de excelência em um cargo público é aquele que, sem perder a legalidade de vista, busca constantemente se atualizar para, através do compartilhamento de conhecimentos com seus liderados, estimular a entrega da mais alta qualidade nos serviços prestados à população.


* Vitor Mattoso é criador do aplicativo Meu Chefe, especialista em Liderança Criativa, Estratégia e Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). É formado em Direito pela Faculdade Gama Filho, e possui mais de dez anos de experiência. Já foi Conciliador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Gerente de Relações Internacionais e Operações de Protocolo dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, na qual sua equipe teve destaque reconhecido por outros países. Desenvolveu o trabalho de Liderança Criativa com adolescentes de 11 a 17 anos, através da Secretaria de Educação do RJ. Ministra cursos e palestras para gerentes, supervisores, coordenadores e diretores que desejam melhorar a sua empresa se tornando um líder criativo e de excelência.

 







Cadastre-se e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida

Comentários