Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Avaliação de desempenho: um instrumento apenas protocolar?

Avaliação de desempenho: um instrumento apenas protocolar?

Para Renato Cader, avaliação de desempenho é um instrumento eficiente, porém, muitas vezes, mal utilizado pelo gestor público

Renato Cader é o entrevistado de Antonio Batist no Servidor +

 


Mais um programa Servidor +, apresentado por Antonio Batist, já está no ar na FOLHA DIRIGIDA Online. O convidado desta semana é o diretor adjunto da Gestão da Agência Nacional Suplementar (ANS), Renato Cader, que fala sobre avaliação de desempenho no serviço público.

Dalila de Brito fala sobre treinamento e desenvolvimento de servidores

Especialista dá dicas para servidor investir e obter empréstimos

Embora muitas vezes criticada por especialistas, sobretudo pelo seu caráter protocolar, a avaliação de desempenho é, para Renato Cader, um instrumento eficiente, porém, muitas vezes, mal utilizado pelo gestores públicos.

"Eu tenho uma posição um pouco diferente, não no sentido de que está tudo muito bom. Na verdade, são os gestores e as lideranças intermediárias é que
têm esse papel de fazer da avaliação de desempenho um instrumento, de fato, efetivo", afirmou.

 

 

Para Cader, uma forma de tornar a avaliação de desempenho mais efetiva é promovendo uma melhor comunicação entre a gestão e o servidor. 

"É preciso virarmos a chave e enxergar esse instrumento não como algo punitivo, mas sobretudo como instrumento pedagógico, de aperfeiçoamento profissional e de melhoria contínua da gestão. Por isso, eu acho importante a prática do feedback. É preciso chamar o servidor, explicar os pontos onde ele pode melhorar. O feedback tem que ser não só negativo, mas positivo também. É necessário promover um diálogo salutar entre chefe e colaborador. É preciso ouvir também o servidor." 

Assista abaixo ao programa Servidor + desta semana e saiba mais sobre avaliação de desempenho no serviço público:

 

 





CADASTRE-SE AGORA E VEJA MAIS SOBRE ESTE CONTEÚDO

OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações