Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

A qualificação do servidor e a satisfação do público

A qualificação do servidor e a satisfação do público

Vitor Mattoso destaca que a capacitação e qualificação farão com que cada servidor esteja pronto para lidar com os novos desafios que surgem

Vitor Mattoso: "O processo de capacitação
e qualificação de um servidor público começa muito
antes dele ingressar na Administração Pùblica

 

* Vitor Mattoso

O processo de capacitação e qualificação de um servidor público começa muito antes dele ingressar na Administração Pùblica: os estudos para os concursos públicos marcam o primeiro movimento na vida daqueles que, um dia, farão parte do seleto grupo de pessoas que têm por objetivo bem servir à população. 

A primeira impressão

O bem servir do servidor público

Ninguém nasce sabendo aquilo que será questionado durante o certame, e é justamente o treino constante - e o aprendizado gradual - que leva ao sucesso e a tão sonhada aprovação.

Se é assim para se chegar ao tão sonhado cargo público, não existe razão para, após essa grande conquista profissional, se deixar de buscar por conhecimentos atualizados e alinhados com os maiores desafios que o dia a dia em uma repartição podem oferecer.

A título de exemplo, temos acompanhado uma evolução rápida da tecnologia no setor privado, de forma que, atualmente, entre as maiores empresas do mundo estão aquelas que lidam exclusivamente com tecnologia. 

São corporações que não possuem carros, mas controlam uma frota mundial; não possuem hotéis, e acomodam milhões de pessoas diariamente; não possuem cofres, e movimentam bilhões em transações comerciais; não possuem redações, e se tornaram grandes fontes de informação, não importa se o que se quer saber é o que está acontecendo com o vizinho de porta ou do outro lado do mundo.

 

 

Esse é um caminho de mão única. Uma vez que um novo conhecimento é adquirido, é impossível voltar atrás, sobrando apenas a possibilidade de um olhar de canto de olho para os problemas que, no passado, seriam classificados como “insuperáveis”. 

Quando um grupo de pessoas investe em aquisição e desenvolvimento de  novos conhecimentos, quem mais ganha é a sociedade. Não existe ninguém que queira um serviço (para o seu benefício) prestado de forma mais lenta ou cara. Ninguém!

Como, então, fazer com que essa realidade chegue o quanto antes à Administração Pública? 

A resposta já está prevista na Constituição Federal, mais precisamente no artigo 39, §2º, que diz: A União, os Estados e o Distrito Federal manterão escolas de governo para a formação e o aperfeiçoamento dos servidores públicos, constituindo-se a participação nos cursos um dos requisitos para a promoção na carreira, facultada, para isso, a celebração de convênios ou contratos entre os entes federados.

Em poucas palavras fica notória a importância que a própria Carta Magna dá não apenas à formação, mas também ao aperfeiçoamento daqueles que a representam perante o público. 

De forma prática, não basta apenas receber um primeiro bloco de informações quando se entra no Serviço Público (formação), sendo necessário a atualização (aperfeiçoamento) dos conhecimentos conforme as melhores práticas gerenciais.

É a tomada de consciência sobre a importância da capacitação e qualificação que fará com que cada servidor esteja pronto para lidar com os novos desafios que surgem no serviço público, garantindo, assim, uma prestação cada vez mais rápida, eficiente e eficaz.

* Vitor Mattoso é criador do aplicativo Meu Chefe, especialista em Liderança Criativa, Estratégia e Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). É formado em Direito pela Faculdade Gama Filho, e possui mais de dez anos de experiência. Já foi Conciliador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Gerente de Relações Internacionais e Operações de Protocolo dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, na qual sua equipe teve destaque reconhecido por outros países. Desenvolveu o trabalho de Liderança Criativa com adolescentes de 11 a 17 anos, através da Secretaria de Educação do RJ. Ministra cursos e palestras para gerentes, supervisores, coordenadores e diretores que desejam melhorar a sua empresa se tornando um líder criativo e de excelência.



Cadastre-se e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações