Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

A importância dos valores na carreira de um servidor público

A importância dos valores na carreira de um servidor público

Leia mais um Entre Servidores, coluna semanal assinada por Antonio Batist e Marcus Silva

Antonio Batist e Marcus Silva

 

Olá, servidor! Você sabia que todas as suas decisões são tomadas com base em seus valores? E o que é um valor? Valor é tudo aquilo que você mais preza e defende, que te faz decidir fazer algo em detrimento de outra coisa, que te faz tomar decisões. 

Todas as vezes em que você não respeita seus valores o que você sente é dor, às vezes até mesmo raiva, por estar, de certa forma, desrespeitando a si mesmo. E o que isso tem a ver com a sua carreira? Tudo! Todos os passos importantes que você dá em sua trajetória deveriam respeitar os seus valores.

Não está satisfeito, servidor? Então...

Oportunidades ao alcance dos servidores

Quando você não respeita os seus valores em suas decisões, a sua mentalidade enfraquece, a sua energia fica em baixa. Ao contrário, quando você respeita os seus valores ao tomar decisões em sua carreira (e em sua vida, de uma forma geral) você passa a ter paz, tranquilidade e a consequência é que a sua mentalidade fica protegida, forte, inabalável. Você consegue prosseguir com maior solidez e consistência. 

E isso tem tudo a ver com o desenvolvimento da carreira de um servidor, pois tem a ver com a sua mentalidade. Quanto mais equilibrada a pessoa está, mais fortalecida está mentalmente, e melhor tenderão a ser o seu desempenho e as suas escolhas. 

Nesse contexto, é muito importante que você saiba quais são os valores que você mais preza na sua vida. Além disso, é importante que você saiba qual a ordem e a hierarquia que existem entre eles. 

Tudo começa com uma escolha

É importante saber, por exemplo, se você valoriza mais status, poder ou rotina. Se valoriza mais a estabilidade ou a independência. Isso é primordial para que você faça uma coisa muito importante: as suas escolhas. Tudo começa com uma escolha.

Nesse sentido, quais são os 5 valores que você mais preza? Quais são os 5 valores que são mais importantes para você em ordem? Reflita e faça essa lista. Isso é importante para que você comece a fazer boas escolhas no seu dia-a-dia e que respeitem você mesmo e a sua mentalidade.

Para ajudar, segue uma lista de exemplos de valores que pode te auxiliar nessa tarefa: status, poder, evolução permanente, disciplina, justiça, ser bem visto por outras pessoas, independência, rotina, fama, reputação, criatividade, ordem, organização, competitividade, comprometimento consigo mesmo, aceitação social, espiritualidade, compaixão, estabilidade, previsibilidade, responsabilidade, respeito, honestidade, contribuição, mudança, individualidade, reconhecimento, comprometimento com o próximo, sucesso, segurança, desafio, excelência, liberdade, etc.

 

 

Pode ser que após fazer este importante exercício você perceba coisas que nunca antes tenha pensado e, a partir daí, passe a ter maior clareza de objetivos. Muitas pessoas se sentem perdidas em relação a isso e nem mesmo sabem qual a razão. 

Passam anos de suas vidas perdendo tempo precioso. Talvez estejam em um trabalho que esteja prejudicando a sua vida e a de seus familiares de forma silenciosa e diariamente. 

É preciso tomar decisões no sentido de mudar tal realidade se for esse o caso. Pode ser também que você possa estar exatamente onde deva estar. E, ao ter maior clareza disso, passe ater mais confiança e a evoluir como nunca antes imaginou que pudesse. 

Talvez, passe a observar novas oportunidades que nunca tenha vislumbrado em seu próprio ambiente. Pense nisso. Tenha uma ótima semana! Até a próxima!

 

 







Cadastre-se e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações