INSS: preparar, apontar… fogo! (fogo mesmo!)

Acesso para Visitante
Publicado em 23/12/2015
Para o ‘alívio dos desesperados’ e ‘sorte’ daqueles que se mantiveram na determinação, saiu o edital mais do concurso esperado do ano. O mundo dos concursos tinha mesmo que fechar 2015 com chave de ouro e trazer um presentinho de Natal, não é mesmo?
Você me pergunta por que eu considero “alívio para os desesperados”? E eu respondo que, simplesmente, pelo fato de muitos estudantes se desesperarem com a definição da banca imaginando que viria um bicho de “sete mil cabeças” para aterrorizar a vida de vocês. Mas, tranquilo demais.
A banca já sabíamos e, desde então, os concurseiros já tinham direcionado os estudos para o perfil da organizadora. Isso já é um ponto favorável! O edital se manteve o em relação às disciplinas, nada de surpresas, nada de ameaças. Aliás, ameaça por aqui, só você mesmo. Então, mãos à obra porque em nossa análise do novo edital todo o conteúdo permanece o mesmo, desde o último concurso. Claro, guardadas as devidas atualizações nas disciplinas de direito e Informática.
Daqui pra frente o primeiro passo é se organizar e criar a disciplina. Monte a sua agenda de estudos. Como conselho, que tal estudar uma disciplina por período? Assim, você ficará menos entediado e passará por todas as matérias ao longo da semana.
Para quem tem uma disponibilidade maior, dá até para estudar duas por dia, em períodos diferentes. Gente, não adianta ficar com a cara no computador, debruçado sobre os livros, sobre as apostilas quase 24 por dia, hein? Se não tirar o sagrado descanso, de nada adiantará, pois sabe que o cérebro necessita processar todas as informações e, isso só acontece, na hora do descanso.
A data da prova está longe, o que favorece no quesito tempo, pois será suficiente para você, que já vem estudando há algum tempo, ajustar as suas dificuldades. São cinco meses até a prova, pois a previsão é para 15 de maio.
Para quem ainda não começou a estudar, esse tempo também é favorável desde que mantenha foco e disciplina. Nesse caso, vale a pena conjugar teoria e resolução de questões. E aquela minha dica básica: só mude de tópico depois de fazer muitas questões sobre o tema para sedimentar o conhecimento.
Uma dica importante, tanto para quem já estuda há bastante tempo, quanto para quem vai iniciar agora, é fazer muitos simulados para ajustar-se dentro do tempo de prova que não é muito extenso, apenas 3h30. Lembramos que devem ser separados, pelo menos, de 30 a 40 minutos para a marcação do cartão, que merece toda a atenção, pois um errinho no preenchimento será uma catástrofe que poderá gerar um efeito dominó aniquilando a possibilidade de aprovação. Então, depois de tanto esforço, você precisa tomar esse cuidado. Faça a simulação da prova, imprima cartões-respostas para marcar, cronometre o tempo na hora do treinamento. Os simulados vão dar a noção exata de quantas questões você pode deixar em branco para não comprometer a sua pontuação. Mostrará ainda, quantas poderá chutar. Isso tudo, depende de muito treino. Sobre quanto tempo você deverá estudar por dia, teste seu limite e não ultrapasse-o. Cada um tem seu estilo e um perfil próprio. Só mantenha a disciplina, por favor!
Aos veteranos no estudo para esse concurso, muita atenção, pois os novatos virão com força total e o que determinará a aprovação será a organização para ganhar conhecimento mesclada com a disciplina da preparação.
Para técnico do Seguro Social, cargo que oferece 800 vagas, serão 50 questões de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos. As disciplinas são Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Noções de Informática, Ética no Serviço Público, Regime Jurídico Único, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional e Seguridade Social.
Já para analista, também serão 120 questões, mas as disciplinas são diferentes da do cargo de nível médio: Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Noções de Informática, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Legislação Previdenciária, Legislação da Assistência Social, Saúde do Trabalhador e da Pessoa com Deficiência.
As vagas estão bem pulverizadas Gerências Executivas e distribuídas por todo país. Então, tem oportunidade para todos.
Porém, o instituto tem o costume de chamar, pois há cadastro de reserva para que sejam chamados além das vagas, ao longo do período de validade do concurso, que são dois anos, prorrogável por mais dois anos. Para ter uma ideia, no último concurso, em 2011, foram convocados mais de cinco mil candidatos de um total de 6.881 aprovados, um percentual bem significativo. Na época, eram 1875 vagas. Então, você não tem motivos para se preocupar com número de vagas. Preocupe-se em estar entre os classificados e busque uma boa colocação.
Então, vamos lá, existe uma prova esperando por você. Foco! Determinação! Coragem! E alegria, acima de tudo, pois você é um felizardo por poder escolher aquilo que vai fazer de você um vencedor! Você tem em mão uma oportunidade, faça dela a melhor de toda a sua vida! E que valha aquilo que eu roubei da Dory como nossa frase de motivação: "continue a nadar, continue a nadar!"
Bons estudos e Feliz Natal!