Como fazer para lidar com a ansiedade?

Acesso para Visitante
Publicado em 19/08/2020
*Por Michele Silveira, especialista em saúde mental.
Segundo a OMS, o Brasil já era o país mais ansioso do mundo mesmo antes desse isolamento social. E com esse cenário atual os efeitos da ansiedade podem ser sentidos com mais intensidade, impactando ainda mais a vida das pessoas.
Apesar da ansiedade ser uma resposta natural do nosso corpo, em alguns momentos pode se tornar nociva. E como não estávamos preparados para tudo que está acontecendo, já que não esperávamos por essa pandemia, a ansiedade pode ter ficado maior ainda.
Tudo mudou e isso inclui a escola, os concursos e até o Enem, que precisaram se reinventar. Nesse momento, o mais importante para cada um que estava se preparando para algum concurso é se tranquilizar e continuar com o foco inicial.
Se pararmos para refletir com cuidado, esse momento pode trazer muitos reflexos positivos para o futuro, inclusive para as provas de vestibulares e exames, pois com a ausência de aulas presenciais, todos tiveram que criar rotinas de estudos, elaborar planejamentos, fazer revisões, enfim, para alguns, finalmente é hora de aprender a estudar.

O primeiro passo é repensar a rotina, criar horários de estudo, fazer revisão e ter momentos de descanso. Não adianta estudar o dia inteiro sem algum tipo de planejamento e sem intervalos de repouso. O nosso corpo precisa de descanso. Se hoje você não estiver muito disposto para enfrentar a rotina do dia, escolha relaxar e retorne a rotina no outro dia.
O importante é não se cobrar em excesso, pois isso só corrobora para que a ansiedade se torne ainda mais intensa. As pausas são fundamentais para absorção do conhecimento e para a manutenção da saúde. Mesmo que seja muito complicado, mantenha uma rotina de estudos. É importante criar horários de estudos, intervalos, refeições e também ter momentos de lazer e descanso. A rotina é muito importante para organizar a sua mente ao longo do período de isolamento social.
Um outro passo é filtrar as informações sobre as especulações que são divulgadas sobre os concursos. Um dos principais fatores de ansiedade é o excesso de informação que recebemos em tempo real sobre um determinado assunto. A mídia está aí, pronta para trazer os fatos, mas cabe a cada um de nós filtrar o que consumir.
Tire um tempo para você! Se priorize! Nesses momentos faça algo que você considere muito prazeroso, como ver um filme, fazer exercício físico ou fazer vídeos chamadas com os amigos. Por mais estranho que pareça, esses momentos te ajudarão a manter sua ansiedade num nível aceitável.
O mais importante é você não perder o ritmo de estudos, e principalmente se adaptar às mudanças exigidas pelo contexto. E esse é um aprendizado para a vida toda, afinal, existe profissional mais apto para o mercado do que aquele que sabe se adaptar, se moldar às exigências de um mundo que se transforma a cada dia?