5 Dicas para estudar para concurso público

Acesso para Visitante
Publicado em 12/09/2018
*Por Deborah Cal
Quando decidimos estudar para concurso é comum que algumas dúvidas surjam, por isso vou trazer algumas dicas para te ajudar esclarecê-las.
1) Escolha uma área e cargo para estudar
Não queria ser um concurseiro que faz todas as provas que surgem. Embora a ideia ao agir desta forma seja ter mais chances, ao fazer isso você está obtendo justamente o resultado oposto, diminuindo as suas chances.
Isso porque quando você escolhe uma área e cargo para estudar consegue ter mais foco, sabe quais matérias precisa estudar e identifica os temas de maior relevância para o seu concurso. Desta forma você estuda totalmente direcionado para aquele concurso e aumenta as suas chances de aprovação, por se tornar um especialista nas matérias cobradas.
Por outro lado quando você opta por estudar para vários concursos possui uma gama enorme de matérias para estudar, pois a cada novo concurso uma deve ser incluída e você perde oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos, porque precisa a todo momento aprender nova matéria.
2) Tenha um planejamento
O planejamento vai te trazer segurança, mas para isso ele deve ser feito obedecendo 2 regras:
• Estar de acordo com a sua realidade, montado levando em consideração exatamente a quantidade de horas que você consegue estudar hoje.
De nada adianta ter um cronograma perfeito, com muitas horas de estudo, mas que você não consegue cumprir. No momento de dividir a carga horária de estudo inicie definindo os seus horários ocupados e só destine aos estudos a carga horária que você é capaz de cumprir neste momento. Não se preocupe com o amanhã, com o tempo você poderá aumentar o número de horas que estuda, mas para isso você deve respeitar as suas condições atuais.
É muito importante separar horário para o lazer. A tendência dos concurseiros é reduzir ao máximo ou até mesmo eliminar completamente os momentos de lazer, mas essa atitude com o tempo só fará os níveis de estresse e cobrança aumentarem. Estes momentos são importantes para que você recupere suas forças e energias para permanecer estudando.
• Conter momento para o estudo de teoria, questão e revisão.
Um estudo completo deve passar por teoria, questão e revisão, não adianta querer pular uma das etapas, todas são importantes e cada uma delas tem um objetivo. No momento do estudo da teoria aprende o conteúdo, durante as questões põe a prova o conhecimento adquirido e percebe que pontos ficaram claros e quais precisam de atenção e um estudo mais detalhado. Já com a revisão irá fixar o conteúdo que vem aprendendo e treinando.
Mas atenção, não queira deixar as revisões para depois que finalizar todos os temas. Nosso cérebro aprende através de repetição, assim, você precisa ver e rever os temas várias vezes. Se deixar para o final, muito provavelmente terá dificuldades em fixar o conteúdo.
3) Privilegie mais a qualidade do que a quantidade
Não queira finalizar um livro, curso, número x de questões rapidamente. No momento do estudo a sua preocupação deve estar em aprender o conteúdo e não finalizá-lo. Afinal de contas, no dia da prova você não terá pontos extras por ter assistido a todas as aulas do curso ou fechado o edital. Você só será aprovado se tiver aprendido o conteúdo, e isso requer foco e atenção no momento de estudar, independentemente da velocidade.
Com o tempo, conforme você for se familiarizando com o estudo perceberá que você naturalmente ficou mais ágil.
4) Não utilize material de outra pessoa.
Sabe o resumo maravilhoso que fulano fez para estudar e foi aprovado? Ele foi aprendeu o conteúdo e foi aprovado muito provavelmente porque estudou, se dedicou e montou o seu próprio material. Ao montar os seus próprios resumos você otimiza a fixação e compreensão do conteúdo.
Mas atenção, não copie as falas do professor ou palavras do livro. Isso faz com que você perca tempo e não ajuda em nada na assimilação do conteúdo. Escreva com as suas palavras! Você pode usar mapas mentais e esquemas para te ajudar.
5) Lembre-se que concurso você faz até passar.
Não há um tempo pré-determinado, que seja normal. Uns passam mais rápido, outros demoram mais. O que é igual a todos é o esforço e a dedicação que foram empenhados para que a aprovação acontecesse.
De toda forma, ter uma meta realista de tempo de aprovação é interessante para que você não relaxe demais e cobre produtividade.