Exame de Ordem: a prova da OAB tem quantas questões?

Descubra a quantidade de questões que cada matéria tem na 1ª fase do Exame da Ordem dos Advogados.

11/11/2020 18:00 | Atualizado: 10/06/2021 16:42

11/11/2020 18:00 | Atualizado: 10/06/2021 16:42

A 1ª fase do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é composta por 80 questões de múltipla escolha divididas em 17 matérias, que vão desde conteúdos obrigatórios no curso de Direito até alguns conhecimentos exigidos pela própria OAB.

Para ser aprovado e conseguir realizar a 2ª etapa do Exame da Ordem, o candidato precisa acertar, no mínimo, 50% da prova, ou seja, 40 questões. Na hora de estudar, os professores recomendam focar nas disciplinas que têm maior peso.

Por isso, é importante saber o número de questões que cada matéria tem. Ao longo do tempo, essa divisão sofreu algumas alterações. Ética, por exemplo, já chegou a ter 12 questões (atualmente tem 8).

Está estudando para OAB? Confira uma preparação exclusiva!

Essas mudanças podem acontecer quando há inclusão de novas disciplinas, mudança na quantidade total de questões ou até mesmo por manejo estratégico. Atualmente, as questões são dividas da seguinte maneira:

Disciplina*Número de questões
Ética Profissional8
Filosofia do Direito2
Direito Constitucional7
Direitos Humanos2
Direito Internacional2
Direito Tributário5
Direito Administrativo6
Direito Ambiental2
Direito Civil7
Estatuto da Criança e do Adolescente2
Código de Defesa do Consumidor2
Direito Empresarial5
Processo Civil7
Direito Penal6
Processo Penal6
Direito do Trabalho6
Processo do Trabalho5

*Esta é a ordem atual em que as questões são apresentadas na prova

Com essa informação, você consegue perceber que, mesmo com tantas matérias, existe um pequeno grupo que concentra maioria das questões: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Penal, Ética, Processo Civil e Processo Penal representam 58,75% da prova.

Isso não quer dizer que as outras matérias não precisam ser estudadas, mas sim que existem algumas que merecem um pouco mais de atenção. Na hora de estudar, você pode distribuir seu tempo de maneira otimizada.

2ª fase da OAB será em agosto

A segunda fase do XXXII Exame de Ordem está marcada para 8 de agosto. Os locais de provas neste caso devem ser publicado no dia  3 de agosto. 

Nesta etapa os inscritos realizam a prova prático-profissional. A avaliação é eliminatória e consiste na redação de uma peça profissional e em quatro questões discursivas.

Essas últimas são apresentadas na forma de situações-problema que o examinando deve responder, valendo 1,25 ponto cada.

Exame da Ordem
1ª fase do Exame da OAB tem 80 questões divididas em 17 matérias
(Foto: Freepik)

A redação da peça profissional vale 5 pontos e versa sobre um tema da área Jurídica de opção do examinando, podendo abranger Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito do Trabalho ou Direito Tributário.

Veja também:

Quer receber novidades sobre OAB?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigida e muito mais!

Tudo sobre a prova da OAB você encontra aqui!

Veja como funciona a prova da OAB, para que serve e todas as principais informações a respeito do Exame.

Saiba mais