Exame de ordem cursos: 5 motivos para investir na preparação

Confira motivos para investir em um curso prepatório para o Exame de Ordem.

16/02/2021 09:35 | Atualizado: 27/02/2021 09:05

16/02/2021 09:35 | Atualizado: 27/02/2021 09:05

Se você sonha em se tornar um advogado, é importante dar uma atenção especial ao Exame de Ordem, pois é somente após ser aprovado nele que o bacharel em Direito pode exercer a Advocacia. 

Mesmo com o diploma de graduação em Direito, a função de advogado é restrita a quem tem registro profissional e carteirinha da OAB — que só podem ser obtidos com o certificado de aprovação no exame. 

Já imaginou que chato é investir cinco anos da sua vida em um curso, mas não conseguir atuar na área? Por isso, é extremamente necessário que você invista na sua preparação para a OAB.

O exame é composto por duas fases, sendo a 1ª objetiva com 80 questões e a 2ª discursiva com quatro questões e um peça processual. Nessas avaliações, são cobrados conteúdos que você vê durante a faculdade, além de conhecimentos específicos da própria Ordem.

Carreira:O que faz e quanto ganha um advogado civil?

Pela complexidade de ambas as provas, é comum que muitos estudantes procurem um curso preparatório. Nesta matéria, Folha OAB vai te dar cinco motivos para você investir em uma boa preparação.

>> Chegou a Folha Cursos OAB: seu preparatório para o Exame de Ordem!

#1. Nível de exigência da prova

O Exame de Ordem tem uma taxa alta de reprovação. Nas 28 primeiras edições organizadas pela FGV, cerca de 38,74% dos 1,07 milhão de participantes não conseguiram ser aprovados.

Levando em consideração as 3,55 milhões de inscrições em todas essas edições, cada candidato realiza o exame, em média, três vezes. Com esse grau de dificuldade elevado, não dá para ir fazer as provas sem estar devidamente preparado.

Saiba mais: Quantas vezes posso fazer o exame da OAB até passar? Descubra!

 

Confira 5 motivos para investir em um curso preparatório para OAB
(Foto: Freepik)​​​​​

 

#2. Direcionamento dos estudos

Visto a dificuldade do exame, outro ponto importante é a grande quantidade de matérias e conteúdos que são cobrados. Sem um direcionamento claro nos estudos, você pode acabar não conseguindo dividir seu tempo da maneira correta.

Somente na 1ª fase, são 17 disciplinas diferentes que englobam as mais variadas áreas do Direito. Por isso, é essencial ter um bom plano de estudos e um curso preparatório pode te ajudar com essa organização.

#3. Professores especializados

Durante a preparação para a OAB, os professores são aliados fundamentais — tanto na 1ª fase, quanto na 2ª. Com eles, você vai conseguir aprender todo o conteúdo programático do exame.

Entretanto, a prova da Ordem não é igual às avaliações feitas na faculdade. Existe uma banca organizadora (Fundação Getulio Vargas) que tem uma forma específica de cobrar os conteúdos. 

Pensando nisso, um outro ponto positivo em um curso preparatório é poder contar com professores especializados e que já conhecem o exame. Além do aprendizado, eles podem te orientar sobre a banca e as suas respectivas especificidades. 

Veja também:Quais são as melhores faculdades de Direito do Brasil?

#4. Material atualizado

Na era da informação, você consegue encontrar materiais aos montes na internet, mas muitas vezes são conteúdos antigos, desatualizados e confusos, que acabam não te ajudando muito.

Não adianta, por exemplo, ter um material que foca em letra de lei e ignora os entendimentos dos tribunais, que já são cobrados no Exame de Ordem e até mesmo em concursos.

Em um bom curso preparatório, você vai ter acesso a um material objetivo, atualizado e que te oferece um direcionamento claro rumo à aprovação.

#5. Melhora no desempenho

Com um bom curso preparatório — que tenha plano de estudos, professores especializados e material atualizado —, você vai observar uma melhora no seu desempenho, o que vai te deixar mais perto da sua carteirinha da OAB.

Se você busca um curso que tenha tudo isso e ainda caiba no seu bolso, conheça a Folha Cursos OAB. Além da preparação, você terá acesso às questões do Exame de Ordem comentadas e um raio-X do seu desempenho com inteligência artificial.

Estude para o Exame de Ordem com a Folha Cursos OAB

Acesse Folha cursos OAB

Quer receber novidades sobre OAB?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigida e muito mais!

Tudo sobre a prova da OAB você encontra aqui!

Veja como funciona a prova da OAB, para que serve e todas as principais informações a respeito do Exame.

Saiba mais