1ª fase da OAB: veja temas mais cobrados em Direito Constitucional

O professor de Direito Constitucional da Folha Cursos OAB, André Ravani, deu dicas de preparação para a prova objetiva da Ordem.

05/03/2021 13:30

Por: Marcos Leandro

05/03/2021 13:30 - Por: Marcos Leandro

Direito Constitucional tem sete das 80 questões presentes na 1ª fase do Exame de Ordem Unificado, ficando entre as disciplinas com maior peso e, por isso, merece uma atenção especial nos seus estudos.

Como o candidato precisa acertar pelo menos 40 questões para ser aprovado, quem gabarita essa área na prova consegue atingir 17,5% do mínimo exigido. Para te ajudar nessa, o professor de Direito Constitucional da Folha Cursos OAB, André Ravani, deu algumas dicas importantes.

Estude para o Exame de Ordem com a Folha Cursos OAB

Acesse Folha cursos OAB

Em relação aos temas mais cobrados, tomando como referência os últimos exames aplicados pela FGV, ele afirma que a maioria dos conteúdos estava relacionada aos seguintes tópicos:

  • Direitos e garantias fundamentais;
  • Organização do Estado brasileiro;
  • Controle de constitucionalidade.

Na hora de estudar para essa área, "a leitura do texto da Constituição é fundamental, principalmente para realizar suas revisões", afirma o professor.

"Partindo dessa premissa, você deve dar prioridade ao controle direto da constitucionalidade, remédios constitucionais e intervenção Federal."

Mercado: O que faz e quanto ganha um advogado constitucionalista?

Segundo ele, esses temas possuem grande possibilidade de serem exigidos na prova. Para começar a sua preparação, André indica fazer um simulado. "Ele apresentará uma fotografia de quais matérias você tem mais facilidade e as matérias que você precisa aprimorar."

"Crie uma agenda confortável de estudos e abuse da utilização de técnicas de memorização. Acrônimos, mapas mentais e fichas são técnicas sempre bem-vindas. Tente estudar um pouco pela manhã e revise o conteúdo antes de dormir", aconselha.

O professor também indica começar os estudos pelas matérias mais difíceis e terminar com as mais fáceis. Além disso, é ideal testar regularmente o seu conhecimento com simulados.

 

Direito Constitucional
Direito Constitucional tem sete das 80 questões presentes na 1ª fase
(Foto: Freepik)

 

Quais materiais indicados para o estudo da área?

O professor reforça que é fundamental ter a Constituição Federal e diz que alguns resumos também são muito bons para os estudos. "Gosto bastante da coleção sinopses jurídicas da Saraiva", conta.

Para que você consiga se aprofundar em alguns temas — com a ressalva de que não é necessário fazer isso com todos —, ele indica o livro do professor Pedro Lanza: "é um excelente material de estudo".

Sobre a forma que a banca organizadora costuma cobrar os conteúdos de Direito Constitucional, André explica que as questões estão mais extensas e elaboradas, e chama atenção para os detalhes que podem causar dúvidas na hora de responder.

"O examinador costuma apresentar um caso prático para interpretação. É preciso tomar muito cuidado com os detalhes e possíveis pegadinhas da prova, sendo que a malícia para respondê-las será obtida com simulados", alerta.

Para não vacilar na prova, alguns pontos não podem passar despercebido. "Preste muita atenção nos detalhes do controle de constitucionalidade. Legitimidade, objeto e procedimentos são pontos essenciais de estudo."

Cuidados na véspera da prova

Os cuidados na véspera da prova são fundamentais e complementam a sua preparação. Já imaginou chegar no dia e não conseguir realizar a avaliação da melhor maneira por não ter dormido direito ou por estar ansioso demais?

"Por isso, fazer algo que te deixe confortável e seguro para a prova é essencial. Se você fica mais seguro revisando os pontos que são mais exigidos, faça assim. Entretanto, se preferir descansar para recobrar as energias para a prova, siga essa estratégia."

Para o professor, o mais importante é encontrar um mecanismo de preparação confortável e que alivie a ansiedade. Se você teve dedicação e se preparou da forma correta, a prova não será nenhum grande obstáculo.

"O técnico Bernardinho, do vôlei, tem uma filosofia para o esporte que se encaixa perfeitamente ao estudo: 'treino difícil, jogo fácil; treino fácil, jogo difícil'. Um atleta não ganha o campeonato no dia do jogo, ele ganha no treino, no suor, no trabalho diário para alcançar a perfeição. O troféu é apenas uma consequência." 

Por fim, ele afirma que todos têm capacidade para alcançar esse objetivo. "Ao contrário de provas de concurso público, na prova da OAB você é seu único adversário", completa.

Como são abordados os conteúdos de Direito Constitucional na Folha cursos OAB?

Se você está em busca de um curso preparatório para te ajudar a ser aprovado no Exame de Ordem, a Folha Cursos OAB te oferece uma preparação assertiva e sem enrolação.

"Tivemos a preocupação de preparar o conteúdo de Constitucional inteiramente baseado em gatilhos e mapas mentais, direcionado para a maneira como o examinador prepara as perguntas da prova".

"Além disso, todas as aulas são acompanhadas de resumos que vão te ajudar a fixar o conteúdo", acrescenta. Olha o que a Folha Cursos OAB oferece:

⇒ Material teórico para estudo em PDF e videoaulas.
⇒ Questões objetivas de provas anteriores comentadas.
⇒ Simulados que avaliam suas chances em relação ao tempo e o edital da prova.
⇒ Raio-X OAB - avaliações com inteligência artificial que indicam seus pontos fracos e fortes.
⇒ Inteligência artificial - método inovador para a sua preparação.
⇒ Controle de Estudos - a nossa inteligência define o tempo ideal de dedicação para cada disciplina.

E aí, vamos nessa? 

>> Quero estudar com a Folha Cursos OAB agora! <<

Quer receber novidades sobre OAB?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigida e muito mais!

Tudo sobre a prova da OAB você encontra aqui!

Veja como funciona a prova da OAB, para que serve e todas as principais informações a respeito do Exame.

Saiba mais