Isabella Almeida: ex-concurseira dá dicas de planejamento de estudo

Conheça a história de Isabella Almeida, que criou um método de consultoria com base nas suas dificuldades de estudo e hoje já escreveu um livro.

Você já deve ter ouvido aquela conhecida frase: "Sozinho consigo chegar lá, mas juntos vamos ainda mais longe". Estudar para concurso público é uma tarefa difícil, mas quando se tem a ajuda de outras pessoas tudo fica ainda mais fácil. E esse foi um dos objetivos de Isabella Almeida quando fundou o Planeja Concursos, o planejamento de estudo personalizado para concurso público.
 
Isabella é formada em Direito pela PUC-MG e atualmente mora no Rio de Janeiro. Ela conta que o desejo de ajudar outras pessoas com consultoria começou a partir da sua própria experiência na área.
 
Na época de faculdade, a jovem ainda não sabia muito bem se investiria no estudo para concurso ou na advocacia. Após a conclusão, montou o próprio escritório. Porém, viu que não era bem aquilo que queria e começou a investir no estudo para concurso público.

Dificuldade encontrada por Isabella era a mesma de muitos concurseiros

Isabella Almeida é consultora em planejamento
Isabella Almeida concilia a
consultoria em planejamento
com a advocacia
(Foto: Divulgação)
No início, Isabella diz que a sua maior dificuldade foi a mesma encontrada por milhares de concurseiros: o foco. Ela comenta que é muito importante definir um foco, mas explica que no início isso é realmente muito complicado, ainda mais para quem não está acostumado com determinada rotina.
 
"Todo mundo estuda, estuda, mas não tem um foco específico. Então, todo concurso que saía eu fazia a prova. Mas virava uma bagunça, pois eu não conseguia dar continuidade a nada. Foi aí que tomei uma decisão, se era realmente isso que eu queria, e comecei a perceber que para ser aprovada eu precisava ter um foco específico na minha preparação."
 
O início não foi fácil. O seu foco inicial passou a ser os concursos para advocacia pública. Ela recomenda que todos tenham um objetivo específico para que o resultado venha, mesmo que gradativamente.
 
Ter uma área definida é essesncial, pois você estará sempre estudando as mesmas matérias e acabará dominando aqueles conteúdos. Chega uma hora que você começará a otimizar o seu tempo de tanto que já viu aqueles temas.
 
"Não foi fácil, assim como a trajetória de todos que estudam para concurso público, porque você sempre sabe o dia que começa, mas nunca sabe quando que será aprovado. As dificuldades do dia a dia são grandes, pois você fica durante bastante tempo fazendo as mesmas coisas, estudando os mesmos assuntos e parece que o tempo nunca passa. O meu início foi assim mesmo, ficando meio perdida, sem saber o que queria, mas com o tempo descobri e comecei a focar em uma área específica", comenta Isabella.

Interesse pela consultoria surgiu da necessidade pessoal

A partir daí, Isabella começou a pensar como poderia usar a sua dificuldade para ajudar outras pessoas. Segundo a ex-concurseira, o seu estudo era com base em cursos online. "Eu me sentia totalmente perdida", conta Isabella.
 
A vontade de ajudar outras pessoas com consultoria partiu da sua necessidade pessoal em ter um foco e planejamento. Isabella revela que se deparava com uma pilha de material e se perguntava como estudaria aquilo tudo. E essa dificuldade em organizar o tempo e o modo como estudaria fez com que ela começasse a montar um planejamento.

CADASTRE-SE

Para ter acesso a este conteúdo

CADASTRE-SE


 
 
Naquela época, ela revela que elaborou um planejamento bem prematuro, mas reparou que a tática estava dando certo quando vieram as primeiras aprovações. Além disso, a sua produtividade aumentou, pois finalmente conseguiu alinhar o foco com a organização.

Cadastre-se e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida