Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Concursos Marinha: professora dá dicas para a redação

Concursos Marinha: professora dá dicas para a redação

A Marinha aplica a etapa de redação em seus concursos de níveis médio e superior. Confira os últimos temas e dicas para se sair bem!

Concurso Marinha cobra redação (Foto: Marinha)
Concursos Marinham cobram redações (Foto: Divulgação Marinha)

A Marinha do Brasil realiza anualmente diversos concursos para as mais variadas funções. Apesar das diferenças de requisitos, cargos, áreas e outras especificações, todos  têm uma coisa em comum: a exigência da Redação em seus processos seletivos.

De acordo com a professora de Língua Portuguesa, Mônica Massad, do curso Academia de Português e Redação, a prova de Redação da Marinha tem um modo bem rígido de correção. Por isso, os candidatos devem estar atentos e intensificar a preparação.

À pedido da FOLHA DIRIGIDA,  a professora analisou o perfil de redações da Marinha e pontuou os principais tópicos. Segundo Mônica, a Marinha segue um padrão de resposta em que a estrutura do texto e o conteúdo valem 5,0 pontos.

"Esta parte é fundamental na redação. Em geral, a estrutura é bem acadêmica, com uma introdução, roteiro com desenvolvimento dos argumentos no desenvolvimento, conclusão e finalização em cinco parágrafos", explica.

Ainda sobre a correção, ela aponta. "A correção gramatical compõe os outros 5,0 pontos, sendo fundamental o domínio da regência, crase, concordância, pontuação, colocação pronominal e ortografia", afirma. 

Resultado de imagem para ancora Aposta de temas 

A aposta da professora é que os temas deste ano falem sobre tecnologia, tradição naval ou liderança.  "No entanto, temas como símbolos nacionais, ética e honra na Marinha não podem ser abandonados", diz Mônica. 

Veja os temas cobrados nos concursos Marinha em 2017

Concurso Tema
CA AA-AFN A Liderança nas Marinhas do Século XXI
CA AA-AFN A ética Militar Naval
CP-CAP Cidadania: direito e deveres
CP-CEM A Engenharia e as Marinhas do Século XXI
CP-QC-CA-FN As Forças armadas na garantia da lei e da ordem
CPAEN A crise na Venezuela e o Brasil
CPACN O terrorismo no ciberespaço
CP-T Tecnologia e soberania
CP-CapNav A religião na era do conhecimento
CP-QC-IM As Forças armadas na garantia da lei e da ordem

 

De acordo com a instituição, as redações da Marinha do Brasil devem ter no mínimo 20 linhas contínuas e no máximo 30 linhas. Passando disso serão descontados cinco pontos por linha preenchida em excesso ou por linha não preenchida, segundo a parte 1 “6 – Das provas escritas objetivas e da Redação (eliminatórias e classificatórias)” de cada edital.

Aprovada no concurso Marinha Corpo Auxiliar de Praças (CAP), a Técnica em Informática, cabo Keila se deu muito bem em sua redação. Ela revela como se preparou para essa etapa.

"Eu entrei em um curso preparatório especializado para o CAP para realizar a prova. Durante o curso, eu tinha aulas de redação e pude aprender e colocar em prática minha escrita", disse.

A cabo também explicou que fazia uma redação por dia com temas diferentes, principalmente sobre a Marinha do Brasil. "O tema da minha redação foi ‘Brasil que eu quero ajudar a construir', não foi nada fácil e eu fiquei muito nervosa, mas felizmente consegui tirar uma boa nota justamente porque eu treinava minha redação todo dia e estava bem preparada”, disse. 

Confira apostila com 1.000 testes de Português

Acesse apostila

Resultado de imagem para ancora Os concursos Marinha 2018

Neste ano, a Marinha já divulgou os editais para os concursos Marinha Quadro Complementar de Fuzileiro Naval (QC-FN) Quadro de Intendentes da Marinha (QC-IM) e Escola Naval, que ainda estão com inscrições abertas. Saíram também os editais para o Quadro Técnico e Aprendiz de Marinheiro. Se você perdeu um deles não fique triste! Aproveite e antecipe a preparação para a temporada de concursos Marinha 2019! 



CADASTRE-SE

Para ter acesso a este conteúdo

CADASTRE-SE



Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações