Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Concursos Alagoas 2018/2019: secretário fala sobre novas seleções

Concursos Alagoas 2018/2019: secretário fala sobre novas seleções

Em entrevista exclusiva à FOLHA DIRIGIDA, secretário de Planejamento, Fabrício Marques, fala sobre os concursos de Alagoas 2018/2019.

As previsões de concursos para o Estado de Alagoas estão positivas. Além das 500 vagas oferecidas na atual seleção para soldado da Polícia Militar, ainda estão previstas oportunidades para outros órgãos. Em entrevista exclusiva à FOLHA DIRIGIDA, o secretário de Planejamento do estado, Fabrício Marques, falou sobre concursos como Sefaz, CGE, Detran e outros. 

Secretario da Seplag-AL, Fabricio Marques, fala sobre concursos no estado. (Foto: Minne Santos)
Secretario da Seplag-AL, Fabricio Marques, fala
sobre os concursos no estado (Foto: Divulgação/Seplag-AL)

Para quem deseja ingressar na área de Segurança, Fabrício Marques confirmou que os concursos para a Polícia Militar serão mantidos, inclusive com seleções anuais. Atualmente, o concurso para soldado da PM-AL, que reúne 500 vagas, segue com inscrições abertas até 24 de julho

De acordo com o secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas (Seplag-AL), concursos como os da área de Segurança são muito importantes, já que o estado tem uma saída para a reserva que chega a, aproximadamente, 700 militares por ano.

"Isso equivale a uma média entre 8% e 10% da força de trabalho. Então, no caso dos militares, o Estado de Alagoas tem se planejado para realizar concursos todo ano, a fim de suprir estas saídas para a reserva", afirmou.

Segundo Fabrício Marques, o intuito do estado é realizar concursos todo o ano para a área de Segurança, com uma oferta de 500 vagas. Recentemente, o estado realizou concurso para mil vagas de policiais militares, onde o curso de formação teve início este ano.

Em relação à previsão de convocações dos aprovados no concurso para soldado da PM-AL 2018, que segue em andamento, o secretário adiantou que os processos costumam demorar no estado. Desta forma, a previsão é que os aprovados só sejam convocados em meados de 2019.

Quer se preparar para os concursos de Alagoas?

Quer se preparar para os concursos de Alagoas?

Sefaz e CGE são concursos urgentes para Alagoas

Nos últimos dois meses, mais dois concursos foram autorizados em Alagoas. Em maio deste ano, a seleção para a Controladoria Geral do Estado (CGE-AL) foi confirmada. Já em junho, a autorização foi para a Secretaria de Fazenda (Sefaz-AL).

Inicie seus estudos para concursosEm janeiro deste ano, a lei que cria o quadro permanente da CGE entrou em vigor e, com isso, a necessidade de preenchimento das vagas através do concurso público.

A expectativa é que a seleção ofereça 60 vagas, sendo 20 de nível médio e 40 na carreira de analista de controle interno, que exige o nível superior. 

O concurso da área fiscal de Alagoas é outro que está autorizado. De acordo com informações obtidas por FOLHA DIRIGIDA junto à Assessoria de Imprensa do órgão, a seleção terá vagas para as carreiras de Tributos e Finanças, sendo: fiscal auxiliar de tributos e finanças, auxiliar (em finanças e técnico em finanças), agente auxiliar de arrecadação e agente controlador de arrecadação.

De acordo com o secretário, no entanto, mesmo autorizados, não há previsão para estes concursos ainda este ano. Isso porqueo estado precisa, antes de iniciar as seleções, se enquadrar no limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

"Os concursos Sefaz-AL e CGE-AL são muito importantes e, inclusive, já estão com os planejamentos bem adiantados. Nós só não divulgamos o edital, porque o estado está acima do limite prudencial da LRF. Apenas as áreas de Segurança, Saúde e Educação podem realizar concursos nessas condições", afirmou.

Ainda de acordo com o secretário, o estado sabe da importância destes concursos e requer novos servidores. 

"Na Sefaz-AL, nosso último concurso foi em 2002, são 16 anos. O estado precisa de novos servidores. Na Controladoria Geral do Estado, por exemplo, não há um quadro próprio, então o concurso é uma necessidade para formar este quadro de pessoal", explicou Fabrício Marques. 

Detran e concursos da Educação e Saúde seguem sem previsão

Além dos concursos já confirmados, o secretário Fabrício Marques também falou sobre seleções que não têm previsões tão positivas para os próximos anos. 

Nas áreas da Educação e Saúde, os próximos concursos devem levar alguns anos. Isso poque, na área da Educação, a última seleção foi realizada ainda este ano, com uma oferta de 850 vagas, em diversas áreas de docência. Portanto, o concurso ainda está em validade.

Na área da Saúde, Fabrício Marques adiantou que o Estado de Alagoas está viabilizando uma parceria com organizações sociais, com isso, o secretário afirmou que "provavelmente não teremos concursos para esta área".

Detran-AL sofre com paralisações e déficit de 140 profissionais. (Foto: Divulgação)
Detran-AL sofre com paralisações e déficit de 140 profissionais
(Foto: Divulgação)

Já o Departamento Nacional de Trânsito de Alagoas (Detran-AL) gera preocupação no estado. Em dezembro do ano passado, os funcionários fizeram uma paralisação, exigindo, entre as revindicações, um novo concurso e reajustes salariais. 

Em abril deste ano, uma nova paralisação ocorreu no Detran-AL, também cobrando a realização de uma nova seleção pública. Tudo isso se deve ao déficit de pessoal. Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores do Detran, Roberto Martins, o Detran-AL precisa, em caráter de urgência, de 140 novos servidores.

De acordo com o secretário, Fabrício Marques, este concurso deve demorar ainda um pouco, mas a previsão é de que ocorra em 2019

Prepare-se para os concursos de Alagoas

Segundo o secretário Fabrício Marques, três concursos estão confirmados no estado: Sefaz-AL, CGE-AL e PM-AL, em 2019. Com vagas para diversos níveis e cargos, quem sonha com uma oportunidade nestes órgãos já deve iniciar os estudos. Aproveite para complementar sua preparação com os Artigos Dirigidos, Cadernos de Teste e Questões para Download.

Para isso, FOLHA DIRIGIDA traz dicas para a sua preparação. Confira! 




Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações