Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Concurso Militar: como ser um médico na Marinha do Brasil?

Concurso Militar: como ser um médico na Marinha do Brasil?

A Marinha do Brasil abre, anualmente, seleções para médicos. Confira quais concursos oferecem vagas na área!

A área da Saúde é uma das possibilidades de atuação na Marinha do Brasil. No setor, são abertas oportunidades para diferentes funções, incluindo a já esperada de médico. Novas vagas para Medicina são abertas todos os anos para o Corpo de Saúde da Marinha, no Quadro de Médicos, para quem busca estabilidade na carreira, ou pelo processo Seletivo para o Serviço Militar Voluntário (SMV), para temporários.

Marinha oferece vagas para médico (Foto: Marinha)
Marinha abre anualmente vagas para médicos (Foto: Divulgação Marinha)

Os candidatos contam com oportunidades em âmbito nacional e também regional. As exigências podem variar conforme essa localidade. Para as oportunidades regionais do concurso público, é necessário ter, até a data do início do Curso de Formação de Oficiais (CFO) previsto para março de cada ano, o certificado de residência médica ou título de especialista na especialidade a qual concorre.

Já para as vagas de âmbito nacional, o candidato não precisa ter tais títulos, mas terá que realizar o Curso de Aperfeiçoamento (C-Ap), oferecido pelo Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD) - no Rio de Janeiro, ou outro autorizado pela Administração Naval, entre o segundo ano do posto de Primeiro-Tenente e o terceiro ano do posto de Capitão-Tenente.

Como ingressar no Corpo de Saúde da Marinha

O profissional que ingressar no Corpo de Saúde conta com três possibilidades de atuação. Há o Quadro de Médicos, o Quadro de Cirurgiões-Dentistas e o Quadro de Apoio à Saúde.

Os requisitos para este concurso são:

• Ter menos de 36 anos;

• Ter a graduação completa na área desejada (ou estar na fase conclusão);

• Ser brasileiro nato.

A seleção ocorre através de prova objetiva, composta por 50 questões de conhecimentos profissionais e redação. Além disso, há as etapas de provas de títulos, inspeção de saúde, teste de aptidão física (TAF) composto de corrida e natação, entre outras fases.

Se aprovados em todas as fases, os candidatos são convocados para o Curso de Formação de Oficiais (CFO), realizado no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), localizado na cidade do Rio de Janeiro.

Os candidatos ficam ao longo de 39 semanas no posto de Guarda-Marinha, com remuneração de R$6.993 durante esse período. Após a formação, receberão rendimentos brutos iniciais de R$11 mil já no posto de Primeiro-Tenente.

Como ingressar no Serviço Militar Voluntário

Os graduados em Medicina também podem entrar na instituição pelo processo seletivo para temporários. Chamado Serviço Militar Voluntário, o processo é renovado anualmente, podendo chegar a oito anos.

Os interessados devem ter preecher os seguintes requisitos:

• Ter menos de 45 anos;

• Ser brasileiro nato;

• Ter o ensino superior na área completo ou em fase de conclusão.

Marinha tem pedido de concurso para 769 vagas




Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações