Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Concurso DPE-AM: seleção está suspensa provisoriamente

Foi publicado no site da banca FCC que o concurso para o cargo de defensor DPE-AM está suspenso até a decisão da Justiça.

O concurso com vagas de defensor público da Defensoria Pública do Estado do Amazonas, que vem sendo investigado desde o início de março por suspeita de fraude, foi provisoriamente suspenso. O comunicado foi divulgado no site da banca FCC, e foi o próprio conselho da DPE-AM que optou pela interrupção.
 
DPE-AM
Concurso DPE-AM está suspenso até segunda ordem
(Foto: Divulgação)
 
Segundo o informativo, o Conselho Superior da Defensoria Pública determinou a suspensão apenas até o dia 27 de abril, data que a decisão sobre o futuro do concurso deve ser tomada. A reunião do Conselho foi realizada no dia 11 de abril, e o documento foi divulgado no último dia 12.
 
FOLHA DIRIGIDA tentou contato com o defensor-geral da DPE-AM para saber os próximos passos do concurso, mas até o momento da publicação desta matéria não obteve retorno.

TCE-AM ouviu Defensoria e banca FCC

Conforme FOLHA DIRIGIDA apurou em ocasião anterior, o Tribunal de Contas do Amazonas ouviu os depoimentos da banca do concurso, FCC, e da DPE-AM a fim de bater o martelo sobre o concurso.
 
A procuradora responsável pelo caso, Elissandra Monteiro, explicou que o órgão entrou com uma medida cautelar, de suspensão do concurso, até que as investigações sobre possíveis fraudes nos envelopes das provas sejam concluídas.
 
Sobre o tempo necessário para a conclusão da investigação, ainda não há um prazo determinado. No entanto, a procuradora Elissandra reforçou a urgência das análises. “É urgente que se resolva o quanto antes, principalmente porque está marcada para acontecer nos dias 28 e 29 de abril, a segunda fase do concurso DPE”, explica.

Entenda as suspeitas de fraude no concurso DPE-AM

Durante a aplicação das provas objetivas do concurso DPE-AM, foi identificado que quatro envelopes contendo os exames chegaram ao local de aplicação com uma abertura na lateral. Isso ocorreu antes da entrega dos cadernos de questões aos candidatos.
 
Por acreditar que a situação foi contra os princípios de lisura do concurso, o Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM) expediu, no dia 5 de março, uma representação para suspender a seleção para defensor público.
 
Segundo nota publicada pelo MPC, a procuradora de contas Elissandra Monteiro Freire Alvares pede que, caso fique comprovada a ocorrência de fraude, o concurso seja cancelado.
 
Na ocasião, o defensor-chefe da DPE-AM, Rafael Barbosa, garantiu que todas as medidas de segurança foram tomadas durante a aplicação das provas objetivas. Ele também explicou que os representantes da FCC foram às salas e explicaram aos candidatos a situação. Contudo, todos concordaram em realizar as provas e aplicação seguiu normalmente.
 
“O momento de abertura dos envelopes seguiu as medidas estipuladas em edital. Estavam presentes um representante da FCC, um membro da comissão organizadora do concurso e três candidatos escolhidos aleatoriamente. Em determinado andar do prédio, foi constatado que havia uma abertura lateral no envelope”, disse.
 
No mesmo dia, a comissão organizadora do concurso DPE-AM enviou um ofício à FCC cobrando explicações sobre o ocorrido. Além de entregar as caixas e os envelopes para perícia da Polícia Civil do Estado.
 
Em nota enviada como resposta à Defensoria, a banca FCC enumerou três hipóteses para o rompimento na lateral dos envelopes, que serão confirmadas ou não pela perícia policial técnica. São elas:
 
1. Problema no lote ou defeito de fabricação das embalagens utilizadas;
2. Condições desfavoráveis durante o transporte, aéreo e terrestre, tais como excessiva movimentação;
3. Variação nas condições de temperatura, no transporte aéreo e terrestre.
 
COMO FAZER CONCURSOS PARA OUTROS ESTADOS?

Está pensando em participar de concurso de outros lugares? Aprenda com Deborah Cal a escolher e concorrer a seleções distantes.

CADASTRE-SE AGORA E VEJA MAIS SOBRE ESTE CONTEÚDO

OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações