Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Como ter mais energia para estudar para concursos?

Como ter mais energia para estudar para concursos?

Coach de concursos, Alessandro Marques, ensina como ter mais energia para estudar para concursos públicos.

*Atualizada em 14/05/2018, às 11h20

Vencer a procrastinação e ter êxito nos estudos é uma tarefa que, às vezes, parece difícil na vida dos concurseiros. Mas saiba que atitudes como essas podem ser resolvidas com uma simples mudança de mentalidade. E, para chegar lá, Alessandro Marques, fundador do Coach de Concursos, ensina a como ter mais energia para estudar para concursos públicos

Segundo o coach, o ser humano tem duas fontes de energia, sendo elas a física, que está relacionada ao corpo, e a mental, que está relacionada ao estado emocional. Para ele, ter cuidados com o corpo é fundamental para tirar o máximo de energia possível. E isso envolve a alimentação, fonte de energia, e o sono, quando ela é reposta.

"Vida de estudante é igual a vida de atleta, precisa cuidar do corpo", explica Alessandro Marques.

Muitos concurseiros acham quase impossível, durante uma preparação, se dividir entre vida pessoal, social e profissional. Normalmente só a última recebe a dedicação necessária, já que o foco está na desejada aprovação e, consequentemente, êxito na carreira. 

No entanto, o coach para concursos públicos ensina que ter energia para estudar também está em alimentar uma vida saudável, balanceando os estudos com atividades físicas e outros aspectos da vida cotidiana. Uma ajuda é saber como elaborar um plano de estudo eficaz.

"A prática de atividades físicas também vai ajudar muito no processo. É o lema: corpo são, mente sã. Para esta prática o candidato deve buscar fazer tudo dentro da sua realidade e tempo disponível", explica Alessandro Marques.

O coach complementa ainda que cuidar do corpo para ter mais energia é uma prática já conhecida e utilizada pela maioria dos estudantes. "Porém, o que muitos desconhecem e não utilizam é a fonte interna de energia, que está relacionada à sua mente", avalia.

Como ser um estudante de alto desempenho?

Se a sua ideia é ser um estudante de concurso público de alto desempenho, já está no caminho certo. O Coach de Concursos, Alessandro Marques, acaba de lançar o Intensivo da Mente Aprovada. O treinamento é 100% online e, ao longo de 10 semanas, vai te ensinar o passo a passo para ter um estudo de ALTO DESEMPENHO em concursos públicos. 

 As aulas começam no dia 28/05. É melhor você correr porque as vendas acabam em 20/05 e as vagas são limitadas!

Inscrições no Intensivo da Mente Aprovada

Como ter energia para estudar para concursos?

Como ter mais energia para estudar para concursos

Como ter energia em meio ao trabalho e à vida familiar?

Para o coach de concursos, a dificuldade em conciliar a vida profissional atual e a rotina com filhos pequenos, por exemplo, é, sim, muito difícil. No entanto, não é impossível.  "É normal bater o cansaço para estudar depois de um dia inteiro de trabalho e atividades pessoais", afirma.

No entanto, Alessandro Marques ressalta que: "é nessa hora que entra a energia mental, pois, diferente da física, sua recuperação pode ser instantânea". Segundo o coach, ativar a energia mental não é tão difícil assim e não exige anos de estudos, mas uma percepção e dedicação sobre este campo energético. 

"Imagine que você chegou em casa muito cansado e deitou no sofá para descansar, e, naquele momento se sentia totalmente sem energia. De repente o telefone toca e você recebe uma notícia de que ganhou um prêmio: R$10 mil. Mas, para receber esse valor você precisa ir buscá-lo naquele exato momento em um local que fica do outro lado da sua cidade", exemplifica o coach.

Diante desta hipótese, Alessandro Marques faz um questionamento aos concurseiros: "Quais as chances de você se levantar naquele momento e ir buscar o prêmio? Todas, certo?", indaga.

É preciso mudar seu estado mental, diz o coach

Para o coach, esta mundaça de ação acontece porque, nessa situação hipotética é que a pessoa se reanima instantaneamente, recuperando as energias como em um passe de mágica. 

"E porque isso aconteceu? Porque você mudou seu estado mental. Essa é a chave! Ao mudarmos nosso estado mental, temos a capacidade de recuperar a energia e entrar em ação", explica.

De acordo com o coach, o estado emocional depende de três fatores:

  1. Crenças;
  2. Pensamento;
  3. Fisiologia (postura).

"Muitos estudantes se sentem sem energia para estudar pois possuem crenças limitantes sobre sua capacidade de conseguir ser aprovado. Como uma pessoa pode ter mais energia para estudar, se não acredita que vai passar?"

Segundo Alessandro Marques, a solução está em se imaginar sendo aprovado, indo trabalhar no órgão dos sonhos, contanto para as pessoas mais próximas sobre a aprovação e recebendo o salário no final do mês. 

"Deu mais energia para estudar? Essa é uma prova de como nossos pensamentos também podem aumentar nossa energia", exemplifica o coach.

Como cumprir metas nos estudos para concursos?

Para Alessandro Marques, crenças e pensamentos são fatores muito importantes para criar energia e entrar em ação. No entanto, o coach afirma que a fonte mais rápida é a fisiologia, pois o controle sobre ela é mais fácil e rápido. 

O coach afirma que os concurseiros devem saber que a vida não dá uma pausa para os estudos. "Problemas no trabalho, casa, filhos e várias outras coisas sempre vão fazer parte da rotina do estudante", explica. Por isso, adotando as técnicas certas você conseguirá até mesmo estudar qualquer matéria.

Alessandro Marques ainda complementa: "concurso é uma superação e, para conseguir isso, o estudante precisa, além de saber estudar da forma correta, ter recursos mentais para se manter no caminho e conseguir se superar", conclui.


Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações