Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Como estudar Português para concursos públicos? Baixe o e-book!

Como estudar Português para concursos públicos? Baixe o e-book!

Vai realizar provas de concursos públicos e não sabe como se preparar para Português? Baixe o e-book que FOLHA DIRIGIDA produziu para você de dar bem!

Amada por uns e temida por outros, Língua Portuguesa é conteúdo certeiro em quase todas as provas de concursos públicos. Ela pode ser cobrada em questões de gramática, interpretação de textos e nas redações. Mas, afinal, qual a melhor forma de se preparar em Português? Quais conteúdos devem ser priorizados? Como as bancas costumam abordar essa disciplina? Você sabe como estudar Português para concursos públicos?
 
Para responder a essas perguntas e te ajudar no caminho até a aprovação, FOLHA DIRIGIDA preparou o e-book “Como estudar Português para concursos”, em parceria com professoras de diversos cursos preparatórios. São elas: Claudia Barbosa, Aline Aurora, Vivian Barros, Tatiana Rodrigues e Mônica Massad.
 
 
Elas explicam como planejar seus estudos para Português de acordo com seu nível de escolaridade, comentam sobre a forma de cobrança das principais bancas organizadoras do país e ainda apresentam uma bateria de exercícios com dicas especiais de resolução. Veja abaixo algumas orientações das professoras:

Imagem relacionadaPlaneje seus estudos para Português

De acordo com a professora Aline Aurora, do site AprendaCom, planejar os estudos para concursos públicos é a chave para aprovação. Não adianta querer estudar sem organizar sua rotina de preparação! Mas, para isso, é preciso de organização e foco.
 
“Costumo dizer que concurso público não é apenas para o mais inteligente e sim para o persistente e coerente com aquilo que se predispôs a fazer”, disse Aline Aurora.
 
Algumas estratégias recomendadas por Aline Aurora são: analisar o edital, conhecer o perfil da organizadora, fazer provas anteriores a fim de que perceba como cada conteúdo é cobrado e planejar de modo a conciliar todas as disciplinas do edital.
 
Português é conteúdo certeiro na maioria das provas de concurso
(Foto:Reprodução)

Imagem relacionadaEstude de acordo com seu nível de escolaridade

Bolinha-teoria.pngEm gramática, alguns tópicos caem em quase todos os concursos. Por isso, a professora Claudia Barbosa, que leciona na Femperj e no Portal da Língua
Portuguesa, identifica que o segredo é estudar essas matérias. “Dessa forma, você pode prestar vários concursos e garantir sua vaga. Depois, basta acrescentar as matérias específicas deste concurso em questão”.
 
Mas, atenção! As questões são desenvolvidas segundo o nível de escolaridade ao qual a pessoa se candidatou. Por isso, é preciso estar por dentro dos assuntos mais cobrados para nível fundamental, médio e superior.

Imagem relacionadaInterprete textos corretamente

Provavelmente, você já errou algum exercício quando sabia o conteúdo da questão. Para Claudia Barbosa, o primeiro passo na resolução de qualquer questão do concurso é saber ler e interpretar um texto. A compreensão do enunciado é a chave essencial para iniciar a resolução dos problemas. Por isso, interpretação de texto é o que mais cai nos concursos.
 
“Decomponha o texto em suas ‘ideias básicas’ em qual é o foco do texto e quais são os principais conceitos definidos pelo autor. Faça uma leitura analítica para captar sua ideia principal. Depois leia novamente para uma avaliação mais assertiva.”

Imagem relacionadaConheça como as bancas cobram Português

Bolinha-bancas.png“Conhecer a banca é o primeiro passo para ser aprovado no concurso público. Depois, conheça o edital, planeje-se e estude bastante!”, disse a especialista em Português, Claudia Barbosa. No e-book ela e outras professoras desvendam as seis principais bancas do país: Consulplan, Cesgranrio, Esaf, FCC, Cespe e FGV.
 

Imagem relacionadaSaiba como desenvolver uma boa redação

A professora Vivian Barros, do curso Ágora, explica que o primeiro passo para escrever uma boa redação é entender alguns aspectos que as organizadoras podem levar em consideração. “Geralmente, as bancas atribuem a pontuação da redação dividindo-as em abordagem do conteúdo e o uso do idioma”, disse.
 
Ela identifica que as provas são avaliadas em dois aspectos:
 
➤ Aspectos macroestruturais: É tudo o que tem a ver com a abordagem do tema, do conteúdo e construção do texto.
➤ Aspectos microestruturais: É o idioma!
 

Quer mais dicas de Português para concursos?

Ficou interessado em turbinar seus estudos em Português? Então, que tal também assistir dicas em vídeo sobre a disciplina? Abaixo, você pode conferir a explicação do professor Edson Botelho sobre diversos conteúdos de Língua Portuguesa. Bons estudos!


Cadastre-se e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida

Comentários


NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações