Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Como estudar para concurso pela internet? Descubra!

Como estudar para concurso pela internet? Descubra!

Comodidade, menos gastos, acesso à diferentes conteúdos são algumas justificativas para o estudo pela internet. Mas será que esse método é o mais recomendado? Confira!

Há poucos anos, estudar para concurso público se resumia em comparecer às aulas dos cursos preparatórios, andar rodeado de muitos livros, xerox e apostilas. No entanto, agora é possível estudar para concursos pela internet, através de videoaulas, cursos online, sites de busca, entre outros. 

Estudar para concursos online é a solução de quem trabalha e tem outras atividades, como cuidar da casa e fazer faculdade. Assim, todos os momentos livres – intervalos para refeições, transporte público, acordar mais cedo ou dormir mais tarde – são horas disponíveis para o estudo entre essas atividades rotineiras. Qualquer lugar com uma conexão pode ser usado para você estudar.

Ao observar as novas opções, muitos concurseiros começaram a estudar somente por essas ferramentas digitais. Mas quais serão as vantagens e desvantagens da preparação só pela internet?

Para ajudar a solucionar essa questão, o diretor acadêmico do QConcursos, Fernando Bentes, explica que o método de estudo online pode melhorar o rendimento do candidato e garantir a aprovação em concursos. 



Disciplina é a fórmula para estudar pela internet

Bentes alerta que não existem somente vantagens em estudar pelas ferramentas da web. O especialista explica que o principal desafio, nesse caso, é manter a disciplina e o foco! 

“Quando você estuda em um curso presencial, tem uma disciplina maior porque há um ambiente que conspira para que você preste mais atenção na aula e faça as tarefas que são necessárias.” - Fernando Bentes

Estudar presencialmente tem a vantagem de tirar a dúvida na hora com o professor, ter a interação com os colegas e até mesmo trocar materiais de estudo entre si, por exemplo. Porém, existe o tempo e gasto com deslocamento, alimentação... horários de estudo

Na internet, a grande desvantagem são os estímulos externos que tiram a atenção do concurseiro. A internet possui uma série de distrações que podem desconcentrar os estudos, como navegar pelos sites, redes sociais e assistir a vídeos de diversos gêneros. Fernando Bentes garante que a melhor dica é definir horários de estudo mais convenientes. 

Durante esse período de tempo, ele recomenda desligar as redes sociais, TV e quaisquer outros fatores que possam tirar o foco e a concentração.

 "Quando se está sozinho, por conta própria, é preciso ter a responsabilidade de que tem que estudar. E os estímulos externos são muito grandes", conclui.

Sabemos que sem foco, dificilmente o estudante terá um rendimento bom na sua preparação. Por isso, ficar em um lugar calmo e deixar todo tipo de distração fora do alcance é ideal.

Vantagens de estudar para concursos pela internet

1. Os materiais de preparação estão sempre disponíveis. Isso possibilita estudar em qualquer lugar e horário. Você pode acessar tudo em um site ou até mesmo aplicativo. Não precisa mais andar com cadernos de prova e questões, livros e o vade mecum, por exemplo;

2. Os cursos online contam com variedade de professores, que podem estar em diferentes estados do Brasil. Não existe mais a desculpa de que um docente não pode comparecer em função da distância; 

3. Não há despesas financeiras com o deslocamento para os cursos presenciais; economia para concurseiros

4. Acesso à recursos que os cursos presenciais não teriam, como por exemplo, banco ilimitado de provas anteriores dos concursos. Não precisa mais imprimir ou tirar xerox; 

5. Presença de metabuscadores, como o Google, que ajudam a sanar eventuais dúvidas durante o estudo.

Se você vai começar a estudar para concursos...

A dica de Fernando Bentes para quem está no começo da preparação para concursos é fazer um curso presencial. Segundo Bentes, o ambiente pode ser positivo para que o iniciante tire dúvidas com os professores e tenha contato com outros concurseiros.

Ele diz que, no começo, a orientação de um professor pode ser bastante útil. Para concurseiros que tem mais tempo de experiência, estudar para concursos online pode ser melhor. Não haverá o gasto com deslocamento e você terá até mais tempo para se organizar. 

técnicas de estudo para concursoEsse concurseiro também já deve conseguir organizar-se por conta própria. Além disso, caso precise de orientação para os estudos, o trabalho de um coach especialista na área pode ajudar bastante.

Para conseguir obter êxito, seja na preparação por conta própria, é preciso buscar a concentração nos estudos para concursos.

Uma das técnicas de estudo mais comuns

Uma das técnicas de estudo mais comuns, usadas pelos concurseiros, é o estudo por questões. Por isso, FOLHA DIRIGIDA e QConcursos têm uma parceria exclusiva para unir todo o conteúdo de assinantes da FOLHA com o acesso a mais de 700.000 questões da plataforma. Você não vai perder essa oportunidade, não é?

Assinatura Folha Dirigida e QConcursos


Comentários


NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações