Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Como aproveitar melhor o tempo de estudo para concursos?

Como aproveitar melhor o tempo de estudo para concursos?

Você precisa conciliar os estudos para concursos com compromissos do dia a dia? Ou pode se dedicar integralmente à preparação?

Bentes acredita que é possível ser
aprovado mesmo com poucos
horas de estudo (Foto: Divulgação)

Ter uma rotina de estudos organizada é um dos principais fatores que podem levar à aprovação em concursos públicos, dizem os especialistas. No entanto, ter esse hábito torna-se mais difícil para os candidatos que não usufruem de muito tempo e precisam conciliar a preparação com a universidade, ou trabalho e família, por exemplo.
 
Para Fernando Bentes, diretor acadêmico do QConcursos, a aprovação é possível desde que se tenha foco e disciplina, independentemente da quantidade de horas reservadas ao estudo por dia. Saiba como estudar para concursos públicos
 
Ele conta que existem dois tipos de candidatos. Os que possuem compromissos e dispõem de poucas horas para estudar e os que podem se dedicar integralmente aos concursos.

 Concurseiros que possuem poucas horas para estudar

Para os candidatos que precisam se dividir entre a preparação para as seleções e o trabalho, família, casamento, Bentes recomenda que estudem a parte teórica durante a semana e refaçam questões de concursos anteriores no sábado e domingo.
 
“A minha recomendação é que, todo dia à noite ou quando chegarem do trabalho, eles façam um estudo teórico, durante duas ou três horas. Para nos finais de semana, refazerem as questões de acordo com as matérias que estudaram ao longo da semana”, explica. Baixe o e-book "Cinco passos para a vaga dos sonhos". 
 Concorrentes que dispõem de dedicação exclusiva aos concursos
Já para os concurseiros que não trabalham e possuem mais tempo para se dedicarem à aprovação, Fernando Bentes acredita que o maior desafio é manter a disciplina e a motivação para estudar. Nesse caso, ele orienta cerca de oito horas de estudo por dia. Como se fosse um expediente de trabalho.
 
Durante esse período, devem intercalar os estudos entre teoria e resolução de questões. Nos finais de semana devem apenas revisar os conteúdos que tiveram dúvida e aproveitar para relaxar e espairecer.
 
“Eu recomendo que estudem duas horas de teoria, depois duas horas para refazer questões de concurso e assim sucessivamente. Sendo assim, sábado e domingo nem precisam estudar muito, só revisar tudo as dúvidas que tiveram no estudo teórico ao longo da semana”, conclui.   
 
Gostou das dicas, então assista também ao vídeo sobre como administrar o tempo de estudos para concursos.

CADASTRE-SE AGORA E VEJA MAIS SOBRE ESTE CONTEÚDO

OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações