Anpac pode pedir adiamento de concursos por greve de caminhoneiros

A Anpac estuda solicitar adiamento das provas do próximo domingo, 27. Confira o posicionamento de concursos como TRT15, PC-SP e Liquigás.

Greve caminhão (Foto: Agência Brasil)
Greve de Caminhoneiros afeta aplicação de provas de concursos
(Foto: Agência Brasil)

*Matéria atualizada em 25/05/2018, às 14h30

A Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (Anpac) estuda solicitar as bancas que as seleções marcadas para este fim de semana sejam adiadas. A iniciativa é em função da atual greve dos caminhoneiros que acontece no país, afetando principalmente o setor de combustíveis.

Procurado por FOLHA DIRIGIDA, o presidente da Anpac, Marco Antônio Araújo, informou que, caso seja inviável o deslocamento dos candidatos para os locais de prova, a associação pedirá os adiamentos para que não haja prejuízo aos concurseiros. 

"Se o cenário que temos hoje se confirmar no fim de semana, e as pessoas não tenham condições de se deslocar, solicitaremos que seja avaliada a melhor forma da situação se desdobrar. Ou que sejam realizadas uma parte das provas ou suspendam e realizem tudo depois", disse ele.

O possível documento a ser enviado para as bancas está sendo elaborado pela Anpac, que também está entrando em contato com as organizadoras. Em resposta à FOLHA DIRIGIDA, a associação informou que, até o momento, obteve retorno apenas da FGV (Prova da OAB) e Concurso PC-SP (Vunesp), seleções que até o momento manterão suas datas. No entanto, ainda não tiveram retorno oficial da FCC (Responsável pelo Concurso do TRT15).

Atualização: Nesta sexta, 25 de maio, a OAB divulgou um comunidado informando a suspensão da aplicação da segunda fase do XXV EOU, que seria realizada no domingo (27). Leia o comunicado oficial.

Confira a nota enviada:

É notório que essa greve dos caminhoneiros que assola nosso país durante toda essa semana já prejudica o trânsito de passageiro pelas cidades e estados.  Muitas companhia aéreas já cancelaram voos por falta de gasolina e muitas estradas estão fechadas . Dessa forma,  muitos candidatos não vão conseguir chegar aos locais de prova, muitos já estão tendo voos cancelados, já que são de outros estados . Por conta disso, estamos buscando um posicionamento solidário das Bancas Organizadoras a fim de remarcarem as provas já que o direito de ir e vir de diversos candidatos estão prejudicados por fatos notórios e alheios à vontade. 

 
A Anpac também informou que irá aguardar até esta sexta um posicionamento oficial das organizadoras.

Como ficam os concursos deste domingo

Até o momento, a reportagem da FOLHA DIRIGIDA entrou em contato com os responsáveis pelos concursos TRT15, Liquigas, Polícia Civil-SP e Caxias Maranhão e também já obteve informações sobre os concursos CRM-PR, Cref 8ª, IFF e Polícia Civil-RS. Confira os posicionamentos até agora:

Concurso TRT 15: o setor de concursos do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região informou que as provas estão mantidas e que a diretoria do TRT está em contato com a Fundação Carlos Chagas, banca responsável pelo concurso, que mantém as provas para domingo, 27 de maio.

Atualização: o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região e a banca organizadora, Fundação Carlos Chagas, informaram que as provas foram adiadas devido às greves. A decisão sobre o adiamento das avaliações foi tomada em uma reunião na manhã desta sexta-feira, 25, pelo Tribunal e em conjunto com a Fundação Carlos Chagas.

Concurso Liquigas: Fundação Cesgranrio informou que, a princípio, a aplicação das provas do concurso Liquigas está mantida. As avaliações acontecerão em 20 cidades brasileiras. 

Concurso Prefeitura Caxias Maranhão: a assessoria de Comunicação da Prefeitura afirmou que a greve de caminhoneiros em todo o país não será impeditivo para o segundo dia de provas do concurso da Prefeitura de Caxias-MA

Concurso Polícia Civil-RS: apesar de já ter aplicado as provas, o concurso também foi afetado pela greve. Isto porque o teste físico que aconteceria no próximo domingo, 27, foi remarcado, por conta da greve dos caminhoneiros nesta semana. O comunicado do cancelamento foi publicado nesta quinta-feira, 24, no site da Fundatec.

Concurso Polícia Civil-SP: a greve dos caminhoneiros não afetará a realização do exame do concurso Polícia Civil-SP para o cargo de delegado, que está marcada para este domingo, 27. Em resposta à FOLHA DIRIGIDA, a Acadepol confirmou que o exame está mantido. A Fundação Vunesp, a organizadora, ainda não se posicionou sobre o ocorrido.

Atualização:  As provas do concurso da Polícia Civil-SP para o cargo de delegado foram adiadas. O exame seria realizado neste domingo, dia 27, mas foi suspenso devido ao estado de emergência que foi decretado na cidade de São Paulo, em função da greve dos caminhoneiros.

Concurso CRM-PR: Instituto Quadrix, banca responsável pela seleção, publicou comunicado, nesta quinta-feira, 24, informando que as provas marcadas para o domingo, 27, serão adiadas. A justificativa são as recentes manifestações e greves em todo o território nacional, das quais podem gerar consequências inevitáveis com relação ao deslocamento e segurança dos candidatos. 

Concurso Cref 8ª Região: as provas para o concurso do Conselho Regional de Educação Física da 8ª Região (CREF8), que seriam realizadas no dia 27 de maio, foram adiadas. A informação também foi publicada no site do Instituto Quadrix, organizador do concurso. 

Concurso IFFluminense: em comunicado no site, o IFF informou que as provas para professores e técnicos administrativos foram adiadas. Os exames serão reagendados, mas ainda não há previsão, justamente por conta do cenário nacional da greve. "Assim que houver uma definição, serão publicados comunicados informando a nova data.", informou a Assessoria do IFF.

A redação da FOLHA DIRIGIDA segue acompanhando o desenrolar da greve e suas consequências no mundo dos concursos.