São José dos Pinhais-PR anuncia concurso para guarda municipal

Prefeitura de São José dos Pinhais, no Paraná, prepara novo concurso público para guardas municipais.

A Prefeitura de São José dos Pinhais, cidade a 7 km de Curitiba, no Paraná, anunciou que abrirá concurso para guardas municipais. O cargo exige nível médio e Carteira Nacional de Habilitação na categoria “B”. O edital está previsto para até junho.

Segundo tabela de vencimentos de 2018, o inicial dos guardas é R$2.620,92, valor que poderá ser reajustado. Os servidores ainda têm direito a adicional de periculosidade e vale-refeição, e podem receber vale-transporte.

De acordo com informações transmitidas pela Secretaria de Segurança nesta quinta-feira, 28, vão ser ofertadas vagas para o sexo feminino e o masculino. A autorização para realizar o concurso foi assinada pelo prefeito, Toninho Fenelon, na segunda-feira, 25. 

Guarda de São José dos Pinhais (Foto: Silvio Ramos/PMSJP)
Último concurso para guardas da prefeitura foi há sete anos
(Foto: Silvio Ramos/PMSJP)

Agora a prefeitura deverá formar uma comissão responsável pelo planejamento e acompanhamento do concurso para, em seguida, definir oferta de vagas e escolher uma banca organizadora. 

⇒ Os 13 passos de um concurso público. Entenda!

Vale destacar que o órgão não tem concurso para guardas vigente. Ou seja, só poderá contratar novos servidores para essa carreira após concluir a nova seleção, o que reforça a necessidade do edital. 

Prepare-se para concursos públicos:

Assinatura Folha + Degrau

Último concurso de guarda aconteceu em 2011

Publicado em julho de 2011, o último edital de concurso para guardas municipais de São José dos Pinhais ofertou 14 vagas. Na ocasião, os vencimentos eram de R$1.585,13 para trabalhar 40 horas por semana. 

Sob organização da Fundação de Apoio à Fafipa, a avaliação dos candidatos aconteceu em três fases: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório; prova de capacidade física, de caráter eliminatório; e investigação de conduta, de caráter eliminatório.

Na primeira, os candidatos tiveram quatro horas para responder a 60 questões distribuídas da seguinte forma:

  • Português (dez questões)
  • Raciocínio Lógico e Matemático (dez)
  • Conhecimentos Gerais (dez)
  • Legislação Específica (20)
  • Legislação de Trânsito (dez)

Já o exame de capacidade física consistiu na aplicação dos seguintes testes: shuttle run, tração na barra fixa e corrida de 2.400 metros. O especialista em teste físicos Elon Júnior dá dicas para essa etapa de avaliação em concursos: 



CADASTRE-SE

Para ter acesso a este conteúdo

CADASTRE-SE


Comentários