Folha Dirigida Entrar Assine

Novo Hamburgo-RS deve ter concurso para guarda municipal com 69 vagas

Um projeto de lei para criação de 69 cargos de guardas municipais foi encaminhado à Câmara pela Prefeitura de Novo Hamburgo-RS.

A Prefeitura de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, encaminhou à Câmara de Vereadores um projeto de lei para a criação de 69 cargos de guardas municipais, a serem preenchidos por concurso público.

Localizado na Região Metropolitana de Porto Alegre, o município justificou a ação pela proximidade da aposentadoria de grande parte do efetivo.

De acordo com nota divulgada pela prefeitura, atualmente, a Guarda Municipal de Novo Hamburgo (GMNH) conta com 213 agentes. Criada há 27 anos, a corporação está em um momento de transição, em que parte do contingente está nos anos finais da sua trajetória funcional.

“Estamos nos antecipando. Queremos evitar uma situação de diminuição brusca de efetivo, sem que haja condições de recomposição. Para tanto, fizemos o estudo das possibilidades e encaminhamos a proposta ao Legislativo”, esclareceu a prefeita Fátima Daudt.

Por sua vez, o secretário municipal de Segurança, general Roberto Jungthon, destacou que com o ingresso de novos servidores, a Guarda Municipal não sofrerá o impacto da redução do seu quadro. Além disso, conseguirá manter a prestação de serviços com a qualidade existente hoje.

“Além de repor o efetivo, novos agentes representam reforço na patrulha escolar, melhor atendimento aos bairros, ampliação do contato direto com a população e mais apoio às operações das forças policiais”, analisou Jungthon.

Caso o projeto de lei seja aprovado e o concurso Guarda de Novo Hamburgo-RS aberto, parte dos novos guardas municipais será destinada ao quadro de operadores de monitoramento.

Guarda Municipal de Novo Harmburgo poderá ter novo concurso com
69 vagas (Foto: Divulgação/Prefeitura de Novo Hamburgo-RS)

 

Eles atuarão no Centro de Operações Integradas de Vigilância Eletrônica (Coive) com o objetivo de preparar o município para operação de câmeras do sistema de cercamento eletrônico.

“Os novos servidores serão fundamentais quando o cercamento eletrônico estiver implantado, dando a robustez que o sistema demandará em sua operação”, pontuou o diretor da GMNH, Ulisses José da Silva.

+ Como estudar para concurso público sem edital?
Estuda e trabalha? Saiba como superar esse desafio

Próximos passos do concurso Guarda de Novo Hamburgo-RS

Para que o concurso Guarda de Novo Hamburgo-RS seja realizado, o primeiro passo é a aprovação na Câmara de Vereadores. Em caso positivo, o município deverá formar uma comissão para acompanhar os preparativos internos e contratar a banca organizadora da seleção. Depois, o edital poderá ser divulgado.

O município de Novo Hamburgo fica localizado a apenas 42 km de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. O regime de contratação é o estatutário, que garante a estabilidade empregatícia aos servidores.

O último concurso da prefeitura para guarda municipal ocorreu em 2015. Na época, o edital trouxe a oferta de 20 vagas, sendo 18 para ampla concorrência e duas para pessoas com deficiência.

Para se candidatar foi necessário ter apenas o ensino médio completo. Puderam se inscrever homens e mulheres. A remuneração oferecida aos guardas era de R$2.153,62 para jornada de 40 horas por semana.

Com a Fundação La Salle como banca organizadora, o concurso teve provas objetivas e de aptidão física.

A primeira etapa foi composta por questões de múltipla escolha de Conhecimentos Específicos, Língua Portuguesa, Legislação e Raciocínio Lógico. Apenas os 150 primeiros colocados na prova objetiva foram convocados para a prova de aptidão física.

Saiba como iniciar o estudo antecipado para concursos: 



Comentários