Concurso BRB: mais um edital pode ser publicado esta semana

Após divulgar a seleção para escriturários no último dia 3, o Banco de Brasília (BRB) prevê um novo edital de concurso esta semana.

Um novo concurso BRB deve ter edital divulgado esta semana. A confirmação foi dada pelo setor de Comunicação do Banco de Brasília (BRB) nesta segunda-feira, 6, à FOLHA DIRIGIDA. De acordo com a instituição, são esperadas mais 12 vagas, com possibilidade de formação de cadastro de reserva. 

As oportunidades serão distribuídas pelos cargos de engenheiro de segurança do trabalho, médico do trabalho e a área de Tecnologia da Informação (TI). O dia de publicação não foi revelado, mas, segundo o BRB, a previsão é que o novo edital seja divulgado esta semana, ou seja, até sexta-feira, 10.

No último dia 3, o BRB divulgou o edital do seu concurso para escriturário, com oferta de 100 vagas. Para este cargo, é preciso ter o nível médio completo. A carreira proporciona remuneração inicial de R$3.204,26. 

Com as vagas confirmadas nesta segunda, 6, mais o edital da última sexta, 3, o banco se aproxima do número de oportunidades anunciado pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, em fevereiro deste ano. Segundo ele, o concurso BRB ofereceria 113 vagas imediatas mais a formação de cadastro de reserva. 

Concurso BRB terá 112 vagas imediatas mais cadastro (Foto: Sindicato dos Bancários)
BRB confirma novo edital de concurso para esta semana
​​​​​​(Foto: Sindicato dos Bancários) 

Concurso BRB pode ter mais de 2 mil convocados

Os interessados no concurso BRB podem se aguardar muitas convocações. Com 112 vagas confirmadas, além da formação do cadastro de reserva, é possível que o banco convoque mais de 2 mil aprovados.

Caso a seleção seja semelhante a de 2013, cerca de 3.400 candidatos poderão ser convocados. Isso porque o último edital contou apenas com dez vagas, mais cadastro de reserva, no cargo de analista de tecnologia da informação. No entanto, em 2017 o BRB já havia convocado 302 aprovados. O número foi 30 vezes maior do que a oferta de vagas imediatas

Já a seleção de 2011 contou com 110 vagas imediatas mais cadastro, nos cargos de advogado, analista de tecnologia da informação; assistente social; engenheiro; médico do trabalho; psicólogo, auxiliar de enfermagem do trabalho, escriturário e técnico de segurança do trabalho.

Para escriturário, de nível médio, foram 80 vagas imediatas e 20 para cadastro de reserva. Até 2015, 1.180 aprovados já haviam sido convocados. Ou seja, 11 vezes mais que o número de vagas oferecidas para a carreira. Nessse caso, se seguir o mesmo padrão, o novo concurso BRB poderá convocar até 1.243 escriturários.

Confira materiais e dicas para concursos

Acesse materiais e dicas para concursos

 

Prazo de inscrições será aberto em junho

Os interessados em concorrer a uma das 100 vagas de escriturário do concurso BRB devem ficar atentos ao calendário. Isso porque o prazo para inscrições será aberto a partir das 8h do dia 9 de junho, pelo site do Iades, o organizador da seleção. Os candidatos terão até as 22h do dia 15 de julho para se inscrever.

Para se candidatar, será preciso pagar uma taxa de R$56. O valor poderá ser quitado até o dia 16 de julho, por meio de boleto, em qualquer agência bancária.

Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), doadores de sangue ou prestadores de serviços em períodos eleitorais poderão solicitar a isenção da taxa. Já os doadores de medula óssea poderão pedir a redução de 50% do valor. As solicitações serão aceitas no período de 20 a 24 de maio.

Confira concursos da área Administrativa

O concurso do BRB para escriturário será composto por provas objetiva e discursiva. As avaliações serão realizadas no dia 18 de agosto, no turno da tarde. Os candidatos terão quatro horas para completar os exames. 

A prova objetiva terá 60 questões, sendo 30 de Conhecimentos Gerais e 30 de Conhecimentos Específicos, sendo cobradas as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e Matemática, Uso de Tecnologias em Ambientes Corporativos, Governança Corporativa e Compliance, Inovação, Lei Orgânica e Regime Jurídico dos Servidores do Distrito Federal, e Realidade Étnica, Social, Histórica, Geográfica, Cultural, Política e Econômica do DF e da Ride.

Para ser aprovado, será preciso alcançar, no mínimo, 50% da pontuação total. Além disso, o candidato não poderá obter nota igual a zero em Língua Portuguesa e menos que 50% de acertos em cada Conhecimento (Geral e Específico).

O resultado final do concurso de escriturário do BRB está previsto para ser publicado no dia 22 de novembro. Os contratos serão pelo regime celetista. Já a seleção ficará válida por um ano, podendo ser prorrogada por igual período.

Prepare-se para os concursos do BRB 

O BRB prevê um novo edital para esta semana, chegando a dois concursos este ano. Para quem deseja se preparar para as 100 vagas de escriturário ou aguarda a seleção para os cargos de nível superior, FOLHA DIRIGIDA separou algumas dicas para os estudos. Confira! 



Comentários