Concurso Valença RJ 2020: provas mantidas mesmo com pandemia

A decisão visa a necessidade de contratação imediata dos novos agentes comunitários de saúde e dos agente de combate a endemias.

A Prefeitura do Município de Valença, no Rio de Janeiro, publicou nesta segunda-feira, 23 de março, um comunicado informando que o cronograma das atividades referentes ao concurso Valença RJ 2020 será mantido, mesmo diante da pandemia causada pelo Covid-19, o novo Coronavírus.

A decisão de não cancelar as provas visa a necessidade de contratação imediata dos profissionais a que se refere o processo seletivo.

E mesmo que o edital preveja no subitem 12.1.1, que diz que as provas podem ser adiadas em caso de necessidade, essas avaliações serão impreterivelmente aplicadas na data prevista.

As vagas ofertadas pela seleção são para as funções de agente comunitário de saúde e de agente de combate a endemias, carreiras imprescindíveis para o combate à disseminação do Coronavírus. 

Ao todo são 37 chances, 29 para o cargo de agente comunitário de saúde, e oito para agente de combate a endemias. Os ganhos mensais são de R$1.400.

Os interessados poderão efetuar inscrição até as 23h59 de 13 de abril, pelo site do IAN Concursos, banca organizadora. É possível concorrer aos dois cargos, já que as provas serão em horários distintos. 
 

Concurso Valença RJ 2020 mantem provas mesmo com risco de Coronavírus. (Foto: divulgação)
Concurso Valença RJ 2020 mantém provas mesmo com risco de Coronavírus.
(Foto: divulgação)


No ato da inscrição, o concorrente ao cargo de agente comunitário de saúde deverá optar pela área da comunidade em que deseja atuar, conforme opções disponíveis na tabela do subitem 2.4.3 do edital de abertura. Para esses candidatos será exigido que residam na respectiva área de atuação.

Após fazer o cadastro no site da banca, os concorrentes deverão gerar o boleto da taxa de inscrição no valor de R$45 e realizar o pagamento em qualquer agência bancária ou casa lotérica, até 14 de abril.

listagem com o resultado dos pedidos de isenção também foi publicada nesta segunda, 23, no site da organizadora. De acordo com a publicação, mais de 400 inscritos tiveram seus pedidos deferidos, logo, não precisarão efetuar o pagamento da taxa de inscrição. 
 

Provas do concurso Valença RJ serão realizadas em abril

As provas estão agendadas pra o dia 26 de abril. Das 9h às 12h farão as avaliações os candidatos a agente comunitário de saúde. À tarde, das 14h às 17h, será a vez dos candidatos a agente de combate a endemias.

Durante as três horas disponíveis, os candidatos terão que resolver 40 questões de Língua Portuguesa (dez questões), Conhecimentos Gerais e Atualidades (cinco questões), Noções de Informática (cinco questões) e Conhecimentos Específicos (20 questões).
 


Cada uma das perguntas contará com quatro alternativas, com as letras A, B, C e D, onde uma única alternativa deverá ser assinalada pelo candidato.

Para ser considerado habilitado, é necessário obter, no mínimo, 45 pontos, sendo que cada questão de Português vale dois pontos e de Conhecimentos Específicos três. No caso de Informática e Conhecimentos Gerais e Atualidades, cada item vale um ponto.