Concurso UFRJ: pró-reitor garante chamada de excedentes. Veja entrevista

Veja entrevista completa com pró-reitor de pessoal da UFRJ, Agnaldo Fernandes. Ele falou de nomeações, chamada de excedentes e plano de cargos.

Excelentes notícias para quem irá se inscrever no concurso UFRJ 2017: as convocações dos aprovados serão imediatas e começarão a ser feitas assim que o resultado final for homologado, e muitos excedentes serão convocados em virtude de aposentadorias. A garantia é do pró-reitor de pessoal da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Agnaldo Fernandes, que deu entrevista exclusiva à FOLHA DIRIGIDA.
 
Os primeiros a serem convocados, segundo Agnaldo Fernandes, serão os assistentes em administração. "Para assistente em administração, a nossa perspectiva é que as pessoas comecem a trabalhar em março do ano que vem. Pelo calendário, devemos nomear antes do Carnaval, para em março estarem aqui", completou.
 


PLAYLIST

Reprodução automática

Notícias

Concurso UFRJ: pró-reitor fala de contratações

Duração: 00:04:07

1628 exibições

ASSINE

Para ter acesso a este conteúdo, notícias e preparativos

ASSINAR

ASSINE

Para ter acesso a este conteúdo, notícias e preparativos

ASSINAR


 
Pró-reitor de pessoal da UFRJ, Agnaldo Fernandes, fala do concurso UFRJ

Pró-reitor garante início das chamadas para março

Para os demais cargos, com provas em fevereiro ou outras etapas (avaliações de título e prática) a previsão é outra, mas também positiva.
 
"Para aqueles que farão provas objetivas em fevereiro, sem avaliações práticas ou de títulos, nossa expectativa é que tomem posse em abril ou maio. Para quem fizer essas avaliações (práticas ou de títulos), provavelmente chamaremos em julho", informou.

Muitos excedentes contratados

Outra boa notícia para os milhares de interessados no concurso da UFRJ é que as contratações não ficarão restritas às vagas imediatas.
 
Segundo Agnaldo Fernandes, mais classificados serão chamados para recompor os quadros da universidade, em razão das aposentadorias previstas para os próximos anos. Ou seja, excedentes poderão esperar ser contratados, já que continuará existindo necessidades de pessoal.
 
"Há um esforço da universidade de aproveitar o máximo possível o cadastro de reserva. Por isso homologamos todos os aprovados. É justamente para irmos chamando aprovados ao longo da validade da seleção, quando tivermos necessidades. Não vamos nos restringir apenas à quantidade de cargos em edital. Certamente vamos chamar muito mais gente", confirmou, acrescentando que essa previsão tem por base o número de aposentadorias, rotineiras na instituição.
 
"Por conta do anúncio da reforma da previdência e o medo das pessoas de perderem seus direitos, muitas aposentadorias foram aceleradas. Até o início de agosto, tivemos cerca de 250 técnicos administrativos aposentados, número que vai continuar crescendo", assinalou.

Assistente em administração terá mais chamadas

Dos vários cargos contemplados no concurso, o assistente em administração tem destaque, pois, na visão de Agnaldo Fernandes, é o que possui mais demandas e deverá contar com mais contratações. "É o cargo mais requisitado pelas unidades, pois tem uma característica mais genérica, podendo atuar na parte administrativa, com pessoal e em secretaria acadêmica, por exemplo. Ele tem uma abrangência maior. Por isso, certamente chamaremos muito mais do que o previsto. No último concurso, eram 30 vagas e chamamos mais de 400, por exemplo."
 
Agnaldo Fernandes reconheceu que o concurso não será necessário para suprir todas as necessidades de pessoal da UFRJ. Entretanto, todos os convocados serão muito bem-vindos para manter a excelência da universidade. "O concurso é muito importante para a universidade, mas infelizmente não vai resolver todos os problemas da universidade. Isso porque as demandas são muito grandes e o número de vagas é menor do que precisamos e merecemos", afirmou o pró-reitor.
 
As inscrições no concurso da UFRJ estão abertas, no site da PR4, organizadora, até 3 de setembro. O concurso da UFRJ foi aberto no último dia 31. A FOLHA DIRIGIDA dá todos os detalhes dessa seleção!
 

Comentários