Como estudar para o concurso de técnico-administrativo da Uerj

Confira algumas dicas de preparação para o concurso para técnico-administrativo da Uerj, que será realizado em 2019.

O edital do concurso para técnico-administrativos da Uerj deverá ser  publicado no início de 2019. No entanto, os interessados nessa seleção devem se antecipar e começar desde já seus estudos. Pensando nisso, FOLHA DIRIGIDA conversou com o coordenador pedagógico do curso Degrau Cultural, Fabrízio Rubinstein, que deu algumas dicas de preparação para os concurseiros.

O primeiro ponto destacado por Rubinstein é que os candidatos devem identificar o estilo da banca que organizará a seleção, a Fundação CepUerj. Para isso, podem avaliar as últimas provas aplicadas.

Como o último concurso foi realizado em 2010, a prova não deve ser referência. Contudo, pode ser usada como ponto inicial de estudo, principalmente, em relação ao conteúdo programático e bibliografia.  

"Considerando que a prova foi aplicada no início da década, a consulta à prova serve apenas para decifrar o perfil da banca", reforçou.

No último concurso, a prova objetiva para o cargo de assistente administrativo, um dos mais concorridos da seleção, abrangeu os seguintes tópicos:
 

Disciplina N° de questões Peso
Língua Portuguesa 30 dois 
Informática 20 um e meio
Matemática 25 um 
Noções de Inglês 10 um 
Legislação 15 um 

 

"Recomendo priorizar nesse momento conteúdos que são cobrados em outros concursos de cargos similares, como leitura e compreensão de texto, mecanismos de coesão textual e pontuação, itens que fazem parte do repertório de Língua Portuguesa. No mesmo sentido, as disciplinas de Matemática e Legislação já podem fazer parte da rotina diária de estudo antes mesmo da publicação do edital", sugeriu Rubinstein.

Imagem da fachada da Uerj
Concurso é esperado desde 2016 (Foto: Divulgação)

Concurseiros devem organizar uma rotina de estudos

Para quem está iniciando sua preparação para o concurso, a recomendação é organizar uma rotina de estudos. Esta deve ser a mais rápida e eficiente ferramenta para o concurseiro. Além disso, segundo o especialista, o candidato pode investir em cursos (presenciais ou online) e apostilas.

Invista na sua preparação para o concurso

Rubinstein ressaltou, ainda, que cada um tem seu próprio método de estudos. Desta forma, cabe ao concurseiro avaliar se precisa reestruturar sua metodologia ou se a que está utilizando atende às suas necessidades. 

"Sempre cabe pensar em aprimorar, mas sem deixar que a preocupação com as técnicas desestimule o aprender. Não existe um único método que sirva coletivamente aos concurseiros. O importante é descobrir o mais rápido possível o que funciona para o candidato."

Por fim, Fabrízio Rubinstein deixou uma mensagem aos interessados no concurso para técnico-administrativo da Uerj: "força sempre e bons estudos!"

Concurso estava previsto para 2016

O concurso para técnico-administrativo da Uerj estava previsto para ser realizado em 2016, de acordo com o Termo de Ajustamento de conduta firmado entre a Uerj e o Ministério Público do Estado, em setembro de 2015. O concurso acabou não acontecendo em decorrência da crise econômica do Estado. Na época, a expectativa era de que fossem ofertadas 219 vagas distribuídas da seguinte forma: 

Cargo Vagas
Arte educador 1
Assistente administrativo 20
assistente em artes  20
Biólogo 20
Cenógrafo  1
Comunicador social (Jornalismo e Relações Públicas) 15
Contador  1
Engenheiro de segurança do trabalho  2
Gestor de políticas científicas e pesquisa  14
Iluminador 1
Médico psiquiatra 1
Monitor de oficinas 1
Operador de câmara escura  4
Orientador de oficinas  6
Produtor cultural 3
Psicólogo  28
Recreador  2
Técnico de áudio e vídeo 21
Técnico de laboratório  24
Técnico em Farmácia 8
Técnico em Mecânica 6
Técnico em Química  20

 

 Em setembro deste ano o reitor da Universidade, Ruy Garcia, confirmou que o concurso para os cargos da carreira de técnico-administrativo, que contempla os níveis médio e superior seria realizado e que o edital deveria sair entre o fim deste ano e o início de 2019. O atual salário para técnicos administrativos da Uerj é de R$2.600, com possibilidade de promoção. Os servidores tem direito, ainda, a um auxílio alimentação de R$400.