Concurso Uerj: relembre a última prova de Português para assistente

O professor Marcus Silva fez uma análise da última prova de Português para assistente administrativos da Uerj. Confira!

O concurso para técnico-administrativos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) está previsto para 2019. E a expectativa de que a seleção conte com vagas para o cargo de assistente administrativo é alta.

Por isso, o professor Marcos Silva, do curso Mentalidade Concurseira, fez uma análise detalhada da prova de Português no programa "Por Dentro da Prova" desta semana. Ela serve para orientar o estudo dos candidatos, que devem priorizar certos conteúdos na preparação.

O professor chama a atenção para o peso da prova de Português neste concurso. Em 2010, o exame teve 30 questões da disciplina, com peso dois. Isso significa que a matéria correspondia a 60 pontos da prova, de um total de 140. Ou seja, 42,86% da avaliação.

"Essa é uma matéria essencial para quem pretende fazer o próximo concurso da Uerj. Porque a referência é essa, não deve fugir muito disso", alertou Silva.

Os assuntos cobrados no exame foram distribuídos por cinco temas. Vale lembrar que o próximo concurso não necessariamente repetirá a mesma estrutura, mas saber o que foi exigido na seleção anterior serve como base para a preparação. Vamos aos temas? Veja:  

Assunto N° de questões
Figuras de linguagem Uma
Interpretação de textos  Oito
Coesão  Uma
Ortografia Três
Funções sintáticas  Três
Verbo Três
Conotação e denotação Dois
Pronome Dois
Orações Uma
Conjunções Uma
Funções de linguagem Uma
Antônimos e sinônimos Uma
Substantivos Uma
Morfologia  Uma
Redação Oficial  Uma

♦ Como estudar para o concurso de técnico-administrativo da Uerj

"A prova de Português é muito abrangente, pega diversos tópicos e é muito elaborada também", completou o professor Marcos Silva. Por fim, o professor deu uma dica prática para os concurseiros interessados nessa seleção se darem bem na prova. Para as questões de interpretação de textos a recomendação é ler as perguntas antes.

"Quando você for ler o texto propriamente dito, você já sabe onde a prova está te cobrando alguma coisa. Com isso você evitará perda de tempo e terá mais objetividade para fazer a prova."

Assinantes assistam na íntegra o programa "Por dentro da prova" com a análise da prova de Português  

ASSINE

Para ter acesso a este conteúdo, notícias e preparativos

ASSINAR


Último concurso para o cargo foi realizado em 2010

O último concurso para o cargo foi realizado em 2010 e a função também estava prevista no Termo de Ajustamento de Conduta assinado pelo Ministério Público e a Uerj, em 2015. A atual remuneração para a carreira é de R$2.600, com possibilidade de promoção. Os servidores também tem direito a um auxílio-alimentação de R$400. Veja a distribuição prevista no TAC:

Cargo Vagas
Arte educador 1
Assistente administrativo 20
assistente em artes  20
Biólogo 20
Cenógrafo  1
Comunicador social (Jornalismo e Relações Públicas) 15
Contador  1
Engenheiro de segurança do trabalho  2
Gestor de políticas científicas e pesquisa  14
Iluminador 1
Médico psiquiatra 1
Monitor de oficinas 1
Operador de câmara escura  4
Orientador de oficinas  6
Produtor cultural 3
Psicólogo  28
Recreador  2
Técnico de áudio e vídeo 21
Técnico de laboratório  24
Técnico em Farmácia 8
Técnico em Mecânica 6
Técnico em Química  20

 

Disciplina de Português representou quase 43% da prova para
assistente administrativo em 2010 (Foto: Divulgação)

Ainda não há muitas novidades sobre o concurso de técnico-administrativos, mas, em 2018, o reitor da universidade confirmou à FOLHA DIRIGIDA que a seleção seria realizada.

Recentemente a assessoria de imprensa da Uerj informou à nossa equipe de reportagem que a instituição está com as atenções voltadas para o concurso de técnico em enfermagem. A prova está marcada para fevereiro. 

FOLHA DIRIGIDA também já divulgou uma análise de todas as informações referentes ao último da seleção. Confira os detalhes das provas e demais etapas de seleção.

♦ Confira a análise do último edital do concurso para Uerj