Uberlândia-MG escolhe banca de concurso para todos os níveis

Prefeitura de Uberlândia, em Minas Gerais, escolhe a banca de seu próximo concurso, que vai ofertar vagas em todos os níveis de escolaridade

A Prefeitura de Uberlândia, em Minas Gerais, deu mais um passo rumo à abertura de seu próximo concurso público. Foi publicado no Diário Oficial do município, do dia 24 de abril, a justificativa da dispensa que escolhe a Fundep – Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa – como organizadora. 

Com a banca definida, a expectativa é que os últimos ajustes do edital sejam finalizados em breve. O órgão já havia declarado previsão de abertura este ano. FOLHA DIRIGIDA entrou em contato com a prefeitura para saber se já há uma data, mas não houve retorno até o fechamento desta matéria. 

Concurso Uberlândia-MG: prefeitura estuda publicar edital este ano
Os 13 passos de um concurso público. Entenda!

O órgão também não divulgou o número de vagas e cargos que serão ofertados. O que se sabe é que haverá oportunidades em todos os níveis de escolaridade. São esperadas chances na área de Educação, entre outras.

Espera-se que sejam ofertados os mesmos cargos contemplados no concurso de 2016, cancelado após o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG) apontar irregularidades no edital. A seleção preencheria 643 vagas. 

Prefeitura de Uberlândia-MG: edital terá vagas em todos os níveis

Concurso de Uberlândia terá várias etapas

Ainda de acordo com informações publicadas no Diário Oficial, o concurso da prefeitura será composto por várias etapas: provas objetivas, dissertativas, física e práticas. O órgão espera que sejam homologadas cerca de 40 mil inscrições

As etapas deverão seguir moldes semelhantes ao do concurso cancelado em 2016. A prova objetiva era destinada a todos os concorrentes e as demais fases variavam conforme o cargo. O exame de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório, não chegou a ser aplicado, mas teria 40 questões sobre:

  • Língua Portuguesa
  • Matemática
  • Raciocínio Lógico
  • Informática Básica
  • Conhecimentos Específicos
  • Fundamentos da Educação (apenas para cargos da área)
Prefeitura de Uberlândia (Foto: Divulgação/ Prefeitura de Uberlândia)
Edital do concurso de Uberlândia deve sair este ano
(Foto: Divulgação/ Prefeitura de Uberlândia)

A maior parte das oportunidades do último edital era na área da Educação, que incluía professor em várias especialidades (91 vagas mais cadastro) e educador infantil (50 vagas mais cadastro). As exigências eram níveis superior e médio, respectivamente. 

Os vencimentos iniciais, na época, variavam de R$868,82 a R$2.864,03 e as cargas horárias eram de 15 a 30 horas por semana. O organizador foi o Instituto Vicente Nelson.

Você tem um estudo dinâmico para concursos?
Iniciante em concursos públicos tem chances de aprovação?

Ministério público recomendou concurso em 2018

Após o edital de 2016 ter sido cancelado, a Prefeitura de Uberlândia chegou a ser notificada pelo Ministério Público para realizar uma nova seleção até dezembro de 2018. No entanto, de acordo com o órgão, a necessidade de alterações nos Planos de Carreira atrasou o cronograma. 

Segundo a determinação do MP, publicada no Diário Oficial do Município no dia 1º de outubro de 2018, a prefeitura não deve realizar novas contratações temporárias "sob pena de ofender a excepcionalidade desta modalidade de contratação prevista na Constituição Federal".

MP determina que Prefeitura de Uberlândia-MG realize concurso

No ano passado, a Secretaria de Administração disse que a abertura da seleção dependia da alteração no Plano de Cargos. A mudança era uma demanda do Tribunal de Contas do Estado e foi encaminhada para aprovação da Câmara Municipal.



Comentários