Concurso Uberlândia-MG tem banca contratada e edital em finalização

Depois do extrato de contrato com a banca do concurso Uberlândia-MG, o edital e o quadro de vagas está em finalização pela Prefeitura.

A Prefeitura de Uberlândia, em Minas Gerais, está a poucos passos de abrir um novo concurso público. A contratação da Fundação de Desenvolvimento de Pesquisa (Fundep) como banca organizadora foi publicada no Diário Oficial do Município de quarta-feira, 5.

O extrato de contrato é a última etapa antes da publicação do edital. Por isso, o documento com as regras da seleção já pode sair nos próximos dias. Procurada nesta quinta, 6, a Secretaria de Administração de Uberlândia informou à FOLHA DIRIGIDA que o edital e o quadro de vagas ainda estão em finalização.

A pasta não passou uma previsão para a abertura do concurso. O que já está confirmado é que a oferta será para cargos efetivos e em todos os níveis de escolaridade. A expectativa é que tenham chances para área da Educação, entre outras.

De acordo com informações publicadas no Diário Oficial, o concurso Uberlândia-MG será composto por diversas fases, como prova objetiva, dissertativa, física e prática. A prefeitura espera que sejam homologadas cerca de 40 mil inscrições.

Prefeitura de Uberlândia, a 537 kms de Belo Horizonte, prepara
novo concurso público (Foto: Divulgação)

 

Em 2016, o município teve um concurso cancelado após o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG) apontar algumas irregularidades no edital. A seleção era para preenchimento de 643 vagas.  Na época, a prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, seria composta por 40 questões de:

  • Língua Portuguesa
  • Matemática
  • Raciocínio Lógico
  • Informática Básica
  • Conhecimentos Específicos
  • Fundamentos da Educação (apenas para cargos da área).

A maior parte das oportunidades do último edital era na área da Educação, que incluía professor em várias especialidades (91 vagas mais cadastro) e educador infantil (50 vagas mais cadastro). As exigências eram níveis superior e médio, respectivamente. 

Os vencimentos iniciais variavam de R$868,82 a R$2.864,03 e as cargas horárias eram de 15 a 30 horas por semana. O organizador foi o Instituto Vicente Nelson.

Acesse cursos de preparação para concursos:

Concurso Uberlândia teve recomendação do MP-MG

Depois do cancelamento do edital de 2016, a Prefeitura de Uberlândia recebeu recomendação do Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG) para abrir uma nova seleção até dezembro de 2018.

Porém, segundo o órgão, a necessidade de alterações nos Planos de Carreira atrasou o cronograma. 

De acordo com a determinação do MP, publicada no Diário Oficial do Município no dia 1º de outubro de 2018, a prefeitura não deve realizar novas contratações temporárias "sob pena de ofender a excepcionalidade desta modalidade de contratação prevista na Constituição Federal".

No ano passado, a Secretaria de Administração disse que a abertura da seleção dependia da alteração no Plano de Cargos. A mudança era uma demanda do Tribunal de Contas do Estado e foi encaminhada para aprovação da Câmara Municipal. 

Saiba como estudar antes da publicação do edital do concurso: 



Comentários