Concurso Uberlândia-MG: prefeitura estuda publicar edital este ano

Prefeitura de Uberlândia realiza estudo interno para viabilizar realização do seu próximo concurso, que já foi cobrado pelo Ministério Públi

A Prefeitura de Uberlândia, município mais populoso do Triângulo Mineiro, já realiza os estudos para viabilizar o seu próximo concurso público. De acordo com informações transmitidas pela Secretaria de Comunicação Social (Secom), nesta quinta-feira, 4, o executivo espera poder publicar o edital ainda este ano. 

Ainda segundo a Secom ainda não foram definidos os cargos, a oferta de vagas e data para abertura da seleção. A Administração realiza pesquisa prévia para fixar essas questões e, só após concluída, esses dados serão divulgados. 

As vagas deverão ser para cargos da Educação, como mencionado pelo prefeito, Odelmo Leão (PP), em evento realizado na última quarta-feira, 3. No entanto, também há expectativa para oportunidades em outras áreas, as quais seriam preenchidas com concurso em 2016, mas a seleção foi cancelada. 

Concurso cancelado ofertava 643 vagas em todos os níveis

Prefeitura de Uberlândia (Foto: Divulgação/ Prefeitura de Uberlândia)
Concurso deverá contemplar todos os níveis de escolaridade
(Foto: Divulgação/ Prefeitura de Uberlândia)

Concurso de Uberlândia é aguardado desde 2017

Em 2017, uma comissão organizadora de concurso chegou a ser formada, conforme publicação no Diário Oficial. Mas a prefeitura não informou se o grupo é o mesmo ou se outro foi criado. 

No ano passado, a Secretaria de Administração disse que a abertura da seleção dependia de uma alteração no Plano de Cargos e Carreiras dos servidores. A mudança era uma demanda do Tribunal de Contas do Estado e foi encaminhada para aprovação da Câmara Municipal. Não se sabe se já foi aprovada.

Em outubro do ano passado a Prefeitura de Uberlândia recebeu uma determinação do Ministério Público para que o concurso fosse aberto em 60 dias. O prazo não foi obedecido e o órgão não divulgou se houve acordo para uma nova data. 

De acordo com a determinação, publicada no Diário Oficial no dia 1º de outubro, a prefeitura não poderia realizar novas contratações temporárias para o preencher cargos permanentes do município "sob pena de ofender a excepcionalidade desta modalidade de contratação prevista na Constituição Federal".

MP determina que Prefeitura de Uberlândia-MG realize concurso

Concurso cancelado ofertava 643 vagas em todos os níveis

Em 2016 a Prefeitura de Uberlândia abriu um concurso com 643 vagas em todos os níveis de escolaridade. Mas a seleção foi cancelada em cumprimento a uma decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG). 

O Tribunal apontou irregularidades no edital e também pediu os ajustes no quadro de pessoal. Além das vagas imediatas, a seleção visava formar de cadastro de reserva nos níveis fundamental, médio/técnico e superior.

Uberlândia suspende concurso para 643 vagas

Os vencimentos iniciais, na época, variavam de R$868,82 a R$2.864,03 e as cargas horárias eram de 15 a 30 horas por semana. O organizador foi o Instituto Vicente Nelson.

A maior parte das vagas era para a área da Educação, que incluía oportunidades de professor em várias especialidades (91 vagas mais cadastro) e educador infantil (50 vagas mais cadastro). As exigências eram nível superior e médio, respectivamente. 

As etapas de avaliação do concurso consistiam provas objetiva, prática e de redação, além de avaliações de títulos, física, mental e psicológica. A primeira era destinada a todos os concorrentes e as demais variavam conforme o cargo. 

O exame de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório, teria 40 questões sobre Língua Portuguesa, Matemática, Raciocínio Lógico, Informática básica e conhecimentos específicos. Para cargos da área de Educação também seriam cobrados Fundamentos da Educação.





Comentários