Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Concurso TRT-RJ: confira dicas e teste de Direito do Trabalho

Concurso TRT-RJ: confira dicas e teste de Direito do Trabalho

Está se preparando para o concurso TRT-RJ? O edital está próximo de sair, mas os estudos já devem começar. Confira dicas de Direito do Trabalho!

Os cariocas aguardam com bastante expectativa o edital do concurso TRT-RJ. O órgão confirmou à FOLHA DIRIGIDA que a previsão é divulgar o documento na segunda quinzena de março. Se você pensa que os concurseiros ficaram tristes com essa notícia, está enganado. Eles comemoraram por terem mais tempo para estudar.
 
Para ajudar ainda mais os estudos de quem sonha com uma vaga no Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, FOLHA DIRIGIDA conversou com o professor Douglas Caetano, que leciona a disciplina de Direito do Trabalho no PortalF3 e no Juris Curso. O especialista comenta quais assuntos deverão ser cobrados para essa disciplina e avalia o perfil da banca.
 
Preparação para concurso
Prepare-se para o concurso TRT-RJ com antecedência
 
A disciplina de Direito do Trabalho é cobrada em diversos concursos. Os concurseiros costumam tirar como base editais anteriores ou de outros órgãos para se preparar antecipadamente. Partindo dessa premissa, o professor Douglas Caetano separou os assuntos que são mais recorrentes em provas de TRT e certamente devem ser cobrados.
 
 
Temas de Direito do Trabalho mais recorrentes em provas de TRT

Resultado de imagem para icone de seta Relação de emprego;
Resultado de imagem para icone de seta Contrato de trabalho; 
Resultado de imagem para icone de seta Jornada de trabalho;
Resultado de imagem para icone de seta Estabilidades;
Resultado de imagem para icone de seta Salário e remuneração;
Resultado de imagem para icone de seta Extinção do contrato de trabalho. 
 
Ter esses temas alinhados é uma excelente chance de se dar bem nas provas, principalmente para quem tem pouco tempo para se dedicar aos estudos. Como esses assuntos são bem recorrentes, o candidato vai focar nos conteúdos que certamente serão cobrados e otimizar o tempo da sua preparação.

Professor comenta sobre a Reforma Trabalhista no concurso

Quem começou a estudar para o concurso TRT-RJ desde o seu anúncio certamente terá um bom rendimento, alcançando um excelente resultado nas provas. No entanto, algumas mudanças no Direito do Trabalho podem afetar o estudo de quem já está se preparando por um longo tempo.
 
"Com certeza a Reforma Trabalhista vai impactar nos estudos dos candidatos, porém não é nenhum bicho de sete cabeças, muito pelo contrário, se o estudo for bem dirigido as alterações na legislação serão um obstáculo fácil de se ultrapassar", comenta Douglas sobre a recente mudança que será contextualizada na prova do concurso TRT-RJ.
 
 
Sobre as novas leis trabalhistas, o especialista comenta que, embora o edital não tenha sido publicado, certamente serão exigidas a Lei 13.467/17 e a MP 808/17 (Reforma Trabalhista). Douglas comenta que, até o momento, apenas o concurso TST 2017 para técnico e analista exigiu este assunto.
 
"Na referida prova, a banca foi a Fundação Carlos Chagas. A FCC exigiu especificamente as alterações trazidas pela nova legislação, de forma que penso que no Rio não será diferente", declara o docente, que acredita ser mantido o mesmo padrão, mesmo sendo bancas distintas.

Especialista espera uma prova clara e objetiva

Muitos candidatos encontram dificuldades em estudar a disciplina de Direito do Trabalho. No entanto, o professor comenta que esse fator tem diminuído com o tempo. A maior dificuldade, segundo Douglas Caetano, tem sido com as disciplinas de conhecimentos básicos: Português, Informática e Raciocínio Lógico.
 
"O segredo da matéria Direito do Trabalho é visualizá-la como um todo, principalmente a interligação entre os assuntos, pois várias questões são cobradas dessa forma."
 
Quer treinar para o técnico administrativo do concurso TRT-RJ? Teste a máquina de simulados!
 
A banca do concurso TRT-RJ está confirmada. O Instituto AOCP será o responsável pela seleção. Os candidatos ficaram procupados, inicialmente, pelo fato de o organizador não ter uma tradição em concursos de tribunais. O professor espera por uma prova clara e extremamente objetiva com relação ao caderno de questões.
 
"A frase que mudou a minha vida já alguns anos, que a partir de então se transformou em meu mantra diário é: sua sorte é você quem faz. Então, não espere acontecer ou cair do céu, muito pelo contrário, faça acontecer, acorde todos os dias com a disposição de que esse será seu último dia, que não terá outra chance e faça valer a pena. Um conselho, se antecipe ao edital, não fique esperando a publicação do mesmo, quanto mais tempo de estudo, maior será sua probabilidade de aprovação."
 
Quer resolver questões de Direito do Trabalho comentadas?
baixe o teste

I Encontro Nacional de Concurseiros

Douglas Caetano é um dos palestrantes do I Encontro Nacional de Concurseiros (Enacon), que acontece em março, no Rio de Janeiro. No evento, que tem patrocínio da FOLHA DIRIGIDA, serão reunidos homens e mulheres de todos as partes do Brasil, de diferentes faixas etárias, mas que têm um sonho em comum: a aprovação em concurso público.

Acesse a programação completa e faça sua inscrição!

Desconto de 15% para os leitores da Folha Dirigida: basta que na página de inscrição os participantes utilizem o código FOLHADIRIGIDA (tudo junto e maiúsculo) para ter direito ao desconto. Aproveite!
 

Comentários


NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações