Presidente reconhece necessidade e busca meios para concurso TRF3

A presidente do TRF3, Therezinha Cazerta, voltou a concordar com a necessidade de um novo concurso em reunião com o sindicato.

*Matéria atualizada em 18/03/2019, às 17h30

A presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, Therezinha Cazerta, voltou a reconhecer a necessidade de um novo concurso TRF3 e disse buscar meios para que a seleção saia do papel e possa ser realizada.

A declaração da representante do tribunal foi dada durante reunião com o Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal - Sintrajud, na última semana.

De acordo com o Sitrajud, uma das demandas levantadas no encontro foi a necessidade da realização de concursos. A presidente se mostrou receptiva à essa pauta e disse buscar medidas para efetivar essa necessidade mesmo com a restrição de recursos.

A reportagem de FOLHA DIRIGIDA entrou em contato com o TRF3 para saber mais detalhes sobre a realização do estudo, que estava em fase inicial, além de possíveis previsões. Em resposta, o tribunal informou que:

"No momento, a equipe do setor de Gestão de Pessoas do TRF3 está realizando estudos prévios sobre o próximo concurso. Não há previsão de data para publicação do edital."

Saiba mais sobre concurso TRF3



Presidente do TRF reconhece carência de servidores

A presidente do TRF3 concorda com um novo concurso pois reconhece a grande carência de servidores do tribunal. Em novembro, Therezinha Cazerta esteve reunida com ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, e comentou sobre a reestruturação da primeira instância.

Ela explicou que o novo modelo de vara será por meio de processo eletrônico e premitirá remanejamentos. Segundo ela, "precisaremos de menos servidores, de modo que conseguiremos equalizar melhor nosso quadro."

Mesmo com essa perspectiva atual, o novo concurso para servidores permanece previsto e sendo visto como necessário. A necessidade, mesmo que menor, ainda permanecerá no quadro de servidores do órgão. Isso porque o TRF3 não tem mais concurso válido para chamar possíveis excedentes.

"Temos uma carência grande de servidores, sem possibilidade de novas nomeações”, disse a presidente do tribunal.

• Sem concurso válido, TRF3 inicia o ano com quase 300 cargos vagos

Quer adiantar a preparação para o concurso TRF3? Saiba como!

TRF3 estuda novo concurso para servidores (Foto: Divulgação)
TRF3 realiza estudo para novo concurso de servidores
 (Foto: Divulgação)

TRF3 poderá chamar aprovados do concurso TRE-SP

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região, com sede em São Paulo e no Mato Grosso do Sul, poderá aproveitar os aprovados do concurso TRE-SP para amenizar a carência de pessoal.

De acordo com o TRE-SP, o processo para aproveitar esses habilitados está em tramitação. Foi apresentada pelo TRF3 a necessidade de provimento de nove cargos de Técnico Judiciário - área Administrativa e dois cargos de Analista Judiciário - Área Judiciária.

No entanto, mesmo com essa medida, o TRF3 confirmou, na época, que o concurso permanecia em fase de estudos para que pudesse ser realizado o quanto antes. Mas, sem previsão.

• Como fica o concurso do TRF3 com a convocação de aprovados do TRE-SP?

Último concurso foi realizado em 2013

O TRF3 completará seis anos desde o último concurso, que realizado em 2013 ofereceu 260 vagas, das quais 125 eram destinadas ao cargo de analista judiciário e 135 para técnico judiciário, com exigência de nível superior e médio, respectivamente.

Este edital anterior pode ser uma excelente referência para os estudos de quem se prepara para o novo concurso. É importante conhecer como o órgão cobra as questões e realiza todas as principais etapas, ficar por dentro da estrutura como um todo.

⇒ E-book: 10 dicas para passar em concursos públicos

A última seleção foi organizada pela Fundação Carlos Chagas - a FCC. Ainda não há previsão de qual será a próxima banca, tempouco quais serão as especialidades ofertadas. Espera-se, no entanto, que o edital contemple as mesmas carreiras do último concurso, que foram:

⇒ Analista Judiciário
Analista Judiciário - Área judiciária
Analista Judiciário - Oficial de justiça avaliador federal
Analista Judiciário - Biblioteconomia
Analista Judiciário - Contadoria
Analista Judiciário - Engenharia Civil
Analista Judiciário - Engenharia Mecânica
Analista Judiciário - Informática
Analista Judiciário - Informática (Banco de Dados)
Analista Judiciário - Informática (Infraestrutura)
Analista Judiciário - Medicina (Cardiologia)
Analista Judiciário - Medicina (Ortopedia)
Analista Judiciário - Medicina (Psiquiatria)
Analista Judiciário - Psicologia (do Trabalho)
Analista Judiciário - Serviço Social

⇒ Técnico Judiciário
Técnico judiciário - Área Administrativa
Técnico judiciário - Segurança e Transporte
Técnico judiciário - Telecomunicações e Eletricidade
Técnico judiciário - Contabilidade
Técnico judiciário - Enfermagem
Técnico judiciário - Informática
Técnico judiciário - Segurança do Trabalho 

Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!

E-books 
Provas para download
Artigos sobre concursos
Editais verticalizados
Vídeos com dicas 



Comentários