Concurso TRE PA para analista judiciário é suspenso pela Justiça

O concurso TRE PA para analista judiciário foi suspenso por suspeita de fraude. Decisão é da Justiça após denúncia do MPF.

O concurso TRE PA para analista judiciário - área Judiciária está suspenso por suspeita de fraude. A decisão é do Tribunal Regional Federal da 1ª Região após denúncia do Ministério Público Federal (MPF). A confirmação foi dada pelo MPF em sua conta no Twitter neste sábado, 28.

O MPF solicitou a suspensão por entender que houve violação de um dos envelopes de provas aplicadas no oeste do estado. Segundo a Justiça, isso afronta os princípios da segurança e da transparência do ato administrativo.

Candidatos denunciaram que envelopes com provas aplicadas em Santarém, no Oeste do estado, foram violadas. A suposta violação teria ocorrido durante a aplicação das provas pela manhã.

Informada sobre o ocorrido, a Comissão do Concurso do TRE orientou pelo registro em ata do fato e a realização normal das provas, o que foi feito, com a devida compensação de horário de atraso no início.

Em seguida, solicitou à empresa organizadora, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), esclarecimentos e averiguação detalhada da situação, o que foi de pronto iniciada.

Com a confirmação do vazamento e a suspensão das provas para analista, será necessária a aplicação de novos exames. Ainda não há informações sobre a remarcação da prova.

Concurso TRE-PA para analista da área judiciária é suspenso pela Justiça (Foto: TRE-PA)
Concurso TRE-PA para analista da área judiciária é suspenso pela Justiça
(Foto: TRE-PA)

Concurso recebeu mais de 31 mil candidaturas

O concurso recebeu mais de 31 mil inscrições. O cargo de técnico judiciário da área administrativa, foi o  que mais atraiu inscritos, com 20.055 candidaturas. A concorrência é de 10.027 candidatos por vaga. Para esse cargo a seleção segue normalmente.

Em segundo lugar ficou a função de analista judiciário foram 5.179 inscrições. Para analista judiciário da área administrativa foram 3.740 inscritos. E para o cargo de analista judiciário, apoio especializado da área de análise de sistemas foram 826 inscrições.

O cargo de técnico judiciário da área de operações de computadores conta com 1.176 inscrições. Por fim, para analista judiciário área de Medicina (Psiquiatria), são 35 candidaturas.