Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Concurso TJ-PR: provas para técnicos devem ocorrer até julho

Concurso TJ-PR: provas para técnicos devem ocorrer até julho

Sindicato informa que o concurso para técnico judiciário do TJ-PR pode acontecer ainda neste semestre.

O novo edital do concurso para técnicos judiciários do TJ-PR - Tribunal de Justiça do Paraná - deve ser publicado ainda neste semestre, ou seja, até junho. Já as provas devem ocorrer no máximo até julho.

A informação foi divulgada pelo sindicato da categoria, Sindijus-PR, na última quinta-feira, 2. De acordo com a instituição, o posicionamento sobre o concurso foi dado pelo desembargador Eduardo Sarrão, que participou de reunião com representantes do grupo. 

O novo edital será divulgado com antecedência mínima de 30 dias da realização do exame. Ou seja, se for publicado ainda este mês, as provas podem ocorrer já em junho. Caso contrário, a aplicação será em julho.

O sindicato informa, inclusive, que o tribunal já teria informado ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a data de aplicação do exame. FOLHA DIRIGIDA entrou em contato com o órgão para saber mais a respeito, mas não houve retorno. 

Estude com provas para download
Já estudo há algum tempo. Como fazer revisão para concurso?

Os inscritos no concurso TJ-PR aguardam as provas há, pelo menos, um ano. Alguns se candidataram há dois anos, quando o edital original foi publicado. Por falta de uma banca organizadora, a seleção foi adiada várias vezes. 

Confira notícias de concursos de Tribunais

Prazo de inscrição do concurso não será reaberto

Como já havia sido informado por FOLHA DIRIGIDA, o prazo de inscrição do concurso TJ-PR não será reaberto. O órgão também confirmou, por meio de nota, que não abrirá novo prazo para reembolso de taxas, mesmo após o concurso ter sido suspenso. 

. Concurso TJ-PR: órgão suspende edital para técnicos judiciários

O novo edital será publicado pelo Cebraspe (antigo Cespe/ UnB), organizador escolhido em abril deste ano. O tribunal garantiu que não haverá qualquer alteração nos termos do edital já divulgado, portanto, o programa de provas permanece o mesmo.  

Os candidatos serão avaliados por meio de provas objetiva e discursiva. A primeira terá 60 questões sobre:

  • Língua Portuguesa (20)
  • Matemática (15)
  • Noções de Direito e Legislação (15)
  • Informática (cinco)
  • Atualidades (cinco)

Já a discursiva consistirá em uma questão de Língua Portuguesa valendo até 40 pontos. Ambas as provas deverão ser aplicadas na cidade de Curitiba, capital do estado do Paraná.

Acesse vídeos exclusivos de preparação para o concurso TJ-PR

TJ-PR (Foto: Divulgação/ TJ-PR)
Concurso TJ-PR tem mais de 150 mil candidatos
(Foto: Divulgação/ TJ-PR)

O concurso TJ-PR oferta 104 vagas de técnico judiciário, que exige o ensino médio completo. O vencimento inicial é de R$5.741. Os servidores ainda têm direito a auxílio-alimentação e auxílio-saúde.

As oportunidades são para a Comarca da Região Metropolitana de Curitiba e demais Comarcas do interior do estado, em Curitiba, Araucária, Campo Largo, Pinhais, Castro, Astorga, Cruzeiro do Oeste, Londrina,  Paranacity, Paranaguá, Pato Branco, Ribeirão Claro, entre outras cidades.

As inscrições para o Tribunal já foram abertas duas vezes por conta dos atrasos na aplicação das provas e na escolha de uma banca. Também foi aberto um prazo para devolução de taxas em 2018, quando mais de 6 mil pessoas desistiram do concurso.

. Concurso TJ-PR tem mais de 6 mil candidatos desistentes  

Outra leva de cadastros foi realizada no mesmo período, elevando o número de inscritos para cerca de 155 mil. Este quantitativo foi informado no extrato de contrato com o Cebraspe.

O edital foi publicado há mais de dois anos, em janeiro de 2017. As provas deveriam ter sido aplicadas naquele ano. Depois dos atrasos, a seleção chegou a ser suspensa em fevereiro. O tribunal também foi alvo de cobrança da Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (Anpac). 

CADASTRE-SE

Para ter acesso a este conteúdo

CADASTRE-SE



Comentários