Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Concurso TJ-PR: iniciada licitação para contratar a banca

Concurso TJ-PR: iniciada licitação para contratar a banca

Concurso TJ-PR para técnico judiciário pode ter banca organizadora escolhida em breve.

(Foto: Divulgação/ TJ-PR)
Concurso TJ-PR pode ter organizadora em breve
(Foto: Divulgação/ TJ-PR)

Conforme antecipado por FOLHA DIRIGIDA, o processo licitatório para escolha da banca organizadora do concurso para o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) foi iniciado na segunda-feira, 10. A escolha da banca é o principal entrave para a definição de data da prova objetiva, aguardada há mais de um ano.

Assim que a empresa for escolhida, o tribunal poderá definir o cronograma do edital, que inclui as datas de todas as etapas de avaliação e execução. Ainda não se sabe, no entanto, quando o processo licitatório será concluído, visto que o procedimento é composto por várias etapas e ainda há possibilidade de recursos das concorrentes. 

A comissão do concurso já havia informado à FOLHA DIRIGIDA que a empresa escolhida deverá ter experiência na aplicação de provas para um quantitativo expressivo de candidatos. Após a escolha e contratação da instituição, haverá um prazo para que seja estabelecida a banca examinadora das provas. 

Vale lembrar, que o TJ-PR já havia confirmado que as provas objetivas serão aplicas ainda em 2018. Por isso, a expectativa é que a banca seja escolhida em breve. A divulgação do nome da empresa será feito com, pelo menos, 30 dias de antecedência. 

Concurso terá provas discursivas e objetivas

As provas serão aplicadas na cidade de Curitiba, capital do estado do Paraná. Os candidatos serão submetidos a 60 questões objetivas e uma discursiva. Na objetiva, as perguntas serão distribuídas pelas seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa – 20 questões;
  • Matemática – 15 questões;
  • Noções de Direito e Legislação – 15 questões;
  • Informática – 5 questões;
  • Atualidades – 5 questões;

Na discursiva, os concorrentes responderão a uma questão discursiva teórica sobre a disciplina de Língua Portuguesa, no valor de 40 pontos. FOLHA DIRIGIDA publicou uma maratona de vídeos com dicas inéditas e conteúdos de preparação para o concurso TJ-PRConfira o material de estudos

Será considerado aprovado no concurso TJ-PR quem obtiver nota igual ou superior a 60 pontos, ou seja, 60% de aproveitamento no somatório das notas nas provas objetivas e discursiva e quem não tenha zerado a questão dissertativa.

Confira o edital atualizado do concurso:

concurso TJ-PR oferece 114 vagas, conforme retificação publicada em abril, para o cargo de técnico judiciário. O requisito para concorrer é o ensino médio completo e o vencimento inicial de carreira é R$5.741. Além disso, os selecionados terão direito a auxílio-alimentação e auxílio-saúde.

Mais de 6 mil candidatos desistiram do concurso

Em agosto deste ano foi publicada a relação de candidatos que desistiram do concurso para técnico judiciário. A seleção, que teve provas adiadas em 2017 e ainda não tem cronograma definido, registrou 6.923 pedidos de desistência homologados. A publicação foi feita no Diário da Justiça e na área de concursos do site do tribunal.

No primeiro prazo, aberto de janeiro a fevereiro de 2017, o concurso já havia registrado 141 mil inscrições homologadas. A quantidade de novos candidatos, após a reabertura, ainda não foi divulgada. Um dos principais motivos alegados por muitos ex-candidatos para a desistência é a questão da indefinição no concurso. 

Prepare-se para o concurso TJ-PR

Para aqueles que permanecem no concurso, a preparação não pode parar. A data de aplicação dos exames pode ser anunciada a qualquer momento, por isso, use o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA! Veja vídeos com dicas das disciplinas que vão cair na prova e confira nossos simulados para concursos



ASSINE

Para ter acesso a este conteúdo, notícias e preparativos

ASSINAR



Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações