MP já recebeu mais de 400 denúncias sobre possíveis irregularidades no concurso TJ-PE

A FOLHA DIRIGIDA entrou em contato com o Ministério Público de Pernambuco na quinta-feira, 19, e apurou que o órgão está sendo acionado para ajudar na investigação das supostas irregularidades do concurso TJ-PE. Já foram recebidas mais de 400 denúncias.

O Ministério Público de Pernambuco se manifestou sobre as possíveis irregularidades no concurso do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJ-PE). A informação foi passada à FOLHA DIRIGIDA nesta sexta-feira, dia 20. 
 
Fachada do Ministério Público de Pernambuco
MPPE se manifesta sobre possíveis irregularidades no TJ-PE
 
De acordo com a ouvidoria do órgão, mais de 400 denúncias sobre o concurso já chegaram ao Ministério Público desde segunda feira, dia 16. De acordo com o MP, as denúncias estão sendo encaminhadas à área competente para análise. 
 
FOLHA DIRIGIDA questionou qual será o próximo procedimento e o posicionamento do Ministério referente aos pedidos de anulação das provas, devido às supostas irregularidades apontadas por alguns candidatos. O órgão respondeu que "no momento ainda não pode adiantar nenhuma informação."

Problemas no dia da prova

As provas do concurso Tribunal de Justiça de Pernambuco foram aplicadas no dia 15 de setembro. Logo depois da aplicação, alguns candidatos começaram a apontar supostas irregularidades. As mais comuns foram falta de detector de metais no local da prova, número insuficiente de fiscais, fiscalização falha e problemas de identificação na prova de redação. Diante de tantas reclamações, candidatos se organizaram e fizeram uma petição pública que já conta com mais de 12 mil assinaturas solicitando a anulação das provas.

. Veja o gabarito oficial das provas do concurso TJ-PE

O Tribunal de Justiça de Pernambuco se manifestou e disse que não tolerará irregularidades, mas alegou que a empresa escolhida para organizar a seleção "atendeu a todos os ítens estabelecidos no edital de licitação, sendo, por esse motivo, habilitada para a realização do certame". 
 
A IBFC, que organizou o concurso, se manifestou através de nota, afirmando que tudo ocorreu dentro do padrão de organização do concurso e que mantém o compromisso com a transparência, isonomia e legalidade necessárias à seleção.

Concursos Nordeste 2018: saiba o que está previsto

Os concursos do Nordeste em 2018 já deixam na expectativa muitos concurseiros. Para matar a curiosidade, FOLHA DIRIGIDA fez uma lista com essas seleções. Entre as mais aguardadas estão tribunais, área fiscal, câmaras, prefeituras e até Segurança Pública. São 1.846 vagas previstas, mais cadastro de reserva, em diversos cargos.

Cadastre-se e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida